Na última eleição presidencial brasileira, Donald Trump foi pela reeleição de Jair Bolsonaro e publicou falas de engajamento mas as urnas encaminharam Luís Inácio da Silva à vitória. E como que dando troco sob medida nas eleições de agora nos Estados Unidos, o presidente do Brasil acenou para a candidatura de Kamala Harris.
E deu Trump. No entanto, o governo brasileiro cuidou de somar com outras lideranças mundiais nos parabéns ao presidente eleito. “A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”, divulgou o presidente Lula. “O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade.”
E continua, usando a rede social X: Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.”
Os EUA são o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás da União Europeia e da imbatível China. Neste ano e contando balança até setembro, foram mais de US$29 bilhões em exportações à terra do Tio Sam.
A volta de Trump ao trono americano é tudo que o bolsonarismo pedia, apostando que isso reforçará a escalada de extrema direita no Brasil. Questões ideológicas á parte, a relação econômica entre os países não deve sofrer nenhum arranhão.
Base segura de informação e conteúdo