Nessa segunda-feira, 19, Osasco festeja 62 anos como município mas essa história vem de três anos antes. Estamos em 18 de fevereiro de 1958 quando o então distrito é elevado a município – acontece que o movimento dos emancipadores cresce barbaridade e não demoraria tanto para romper o cordão político com a Capital e celebrar independência administrativa.
Mas essa história está contida em outras, final do século XIX. O marco de tudo não foi construção de igreja mas da estação ferroviária – era 1895 quando o italiano Antônio Agu inaugurava a nova parada no extremo oeste de São Paulo. E todo mundo sabe, o nome de batismo é homenagem à Osasco da Itália, berço natal do europeu.
Recuando bem longe no tempo, antes da civilização a região era das nações tupi e guarani. Quando os primeiros aventureiros portugueses desbravavam por aqui, levantaram acampamento onde hoje é Quitaúna, berço da história de Osasco.
Já no Brasil colônia do século XVII, ouve-se que o próprio bandeirante Antônio Raposo Tavares estaria morando na vila; avançando no tempo e para 1887, o rei do pedaço era o já citado italiano comprando terras e mais terras, também investindo como industrial – constrói a primeira fábrica na região, uma olaria.
Isso foi antes de iniciar a estação de trem em agosto de 1895 que, quando inaugurada, receberia telegrama da Estrada de Ferro Sorocabana oficializando a parada:
Acha-se aberta uma estação no quilômetro 16, denominada Osasco, que tornou-se necessária para desvio de trens.
Essa nota da EFS data de 20 de agosto de 1895, primeira citação de Osasco identificando a vila. O desenvolvimento seria assustador até que em 1918 seria elevada a distrito da Capital e atraía forasteiros principalmente italianos – também havia franceses, espanhóis, portugueses, alemães, irlandeses, armênios, libaneses, judeus, japoneses e russos.
Era 31 de dezembro de 1918 quando o povoado foi elevado a distrito. Não poderia ser diferente, o crescimento implacável romperia levantes por independência administrativa e o primeiro ato político foi em 1953 com o Movimento Autonomista.
Os emancipadores jamais desistiram, então, seis anos depois, todos festejariam a Lei Estadual 5.285 de 18 de fevereiro de 1959 – Osasco elevado à município. Isso mesmo, a data da cidade vem três anos antes da oficial comemorada em 19 de fevereiro de 1962.
Mas o aniversário é contado pela emancipação política – Hirant Sanazar eleito primeiro prefeito em 4 de fevereiro; ele e os vereadores diplomados dia 7 e empossados dia 19 quando o governo estadual assina decreto oficializando a emancipação. Desde esse decreto, 62 anos para uma Osasco que, economicamente, supera muitas capitais.
Base segura de informação e conteúdo