Mesmo que tudo dê certo e o supermilagre aconteça com o Audax não rebaixado na última rodada da fase de classificação da Série A2 do Campeonato, repetindo, ainda que o Audax se safe do rebaixamento, não esconde mais essa vergonha no futebol.
Mas é fato, trata-se de um clube poderoso e que sabe jogar com a mídia. Pode conferir aí, mesmo levando chumbo e pagando mico o Audax é celebridade e Osasco faz de conta que o time ainda é da elite. Opa, 2016 já foi!
Nas últimas temporadas de A2, sofrência total para o rico time da Vila Yolanda: terminou 2020 na boca do rebaixamento, 13º lugar com 15 pontos; no ano seguinte, antepenúltimo com 14. E agora? É zona de rebaixamento e já na cova. Como já foi dito, somente um supermilagre para ressurreição – precisa vencer o vizinho Oeste na Arena Barueri e torcer contra o Taubaté.
Bem, o Oeste é o vice-líder da A2 com 27 pontos, está a dois da Portuguesa e tem o XV de Piracicaba no cangote com 26. Então, se tirar o pé para ajudar o vizinho, coloca o segundo lugar em risco. Isso à parte, o Audax da mídia tem que vencer, qualquer outro placar é rebaixamento.
Sim, é vencer e torcer pela vitória do Rio Claro, 6º colocado contra o antepenúltimo que é o Taubaté e que vai de kamikaze, tudo ou nada contra a degola.
AUDAX DO FUNK
O time de Osasco é tão show business que em janeiro emplacou na mídia anunciando o funqueiro Livinho como atacante – maior badalação, maior divulgação mas tudo festim, nada sério. A celebridade do funk está mesmo registrada pelo time, só que nada de futebol, segue mandando pancadões por aí.
O Audax apronta, coloca Osasco na piada mas está tudo certo, ninguém diz nada porque o clube tem atrelamento político monstro e é inatingível. Então, todo mundo faz de conta e vai pagando de Não Olhe Para Cima, ignorando o céu desabando.
São três temporadas passando vergonha. E quem diz que o clube vive no sacrifício porque não tem grana, está de brincadeira porque o Audax não tem do que reclamar nesse quesito – só não sabe transformar grana em competência.
Última, para fechar: o futebol feminino está em alta no País, bombando ano a ano mas faz tempo que o Audax acabou com a categoria – a diretoria decreta que investir no feminino é dinheiro jogado fora e a Secretaria de Esportes assina embaixo. Em Osasco, futebol é machista.
CLASSIFICAÇÃO
1 Portuguesa 29 pontos
2 Oeste Barueri 27
3 XV de Piracicaba 26
4 São Bento 22
5º Linense 22
6º Rio Claro 20
7º Velo Clube de Rio Claro
8º Primavera de Indaiatuba 19
________________________________
9 Lemense 18
10 São Caetano 17
11 Juventus 16
12 Portuguesa Santista 16
13 Monte Azul 15
14 Taubaté 13
__________________________________
15 Audax 11
16 RB Brasil 6