Com 35 anos contando 21 anos dentro das quatro linhas, o goleiro Fernando Yamada anunciava aposentadoria. Era junho de 2014 e ele dava início à carreira que deslancha em alto nível. Formado em Administração de Empresas, hoje aos 42 anos o ex-xerifão do Grêmio Esportivo Osasco assina com as bases do Athletico Paranaense – da categoria sub 15 à sub 20.
Após pendurar as luvas, Yamada trabalhou foi guindado à diretoria do Audax onde ficou até 2017, indo então para o Corinthians como gerente das bases. Nesse ínterim, dá-lhe cursos e formação em várias gestões do futebol, valendo até Licença B da CBF Academy e da La Liga espanhola.
O gestor completa 43 anos em fevereiro, é natural de Ribeirão Pires e iniciou a história no futsal pelo Santo André; já no futebol, partiu para o Corinthians e onde se profissionalizou – estava no Mundial de Clubes em 2000 com o alvinegro.
Poucos sabem, o ex-goleiro do GEO foi o primeiro japa na seleção brasileira de bases (1993). Ele chegou ao Grêmio Osasco em 2011 e para duas temporadas – em 2013 o GEO compraria o Audax e Yamada seguiria para a filial do Rio de Janeiro.