Osasco: 19°C
30 de janeiro de 2026
Penúltimo colocado da Superliga e lutando contra o rebaixamento, Tijuca ostenta a ponteira Ariele como maior pontuadora.

Verdade? Penúltimo Tijuca na cola do famoso Barueri

Verdade que Barueri está sob ameaça direta do penúltimo da Superliga? Sim, a classificação está aí para mostrar que a badalada equipe paulista tem no retrovisor a carioca, novata na elite.

Mas é início de returno, muitos sets passarão até a décima primeira e última rodada. Então, é fato que Barueri deve subir escadinha e até entrar na briga pela classificação como fez na temporada passada.

Já o novato clube carioca está naquela de fugir do rebaixamento, embolado na zona baixa da Superliga. Tijuca é o 11º com 11 pontos e perde nas vantagens para Brasília (hoje, em quadra contra Osasco) com a mesma pontuação; imediatamente acima com 12 estão Barueri e o mineiro Mackenzie.

A equipe paulista é famosa por ter assinatura do técnico José Roberto Guimarães, intocável monarca da seleção brasileira. BAR tem apenas três vitórias para 11 derrotas, 18 sets conta 31.

A última vitória foi justamente contra o Tijuca, 3 a 2 em 4 de dezembro. Depois disso, só piabas: Brasíila 3×2, Maringá 3×1, Flamengo 3×0, Minas 3×0, Bauru 3×0 – essas três últimas já são do returno.

Na quarta rodada, dia 21, BAR tem mano a mano com Sorocaba e, portanto, chance da vez para iniciar escalada na classificação – pega o lanterna que em treze jogos não ganhou um (hoje recebe o Mack).

E o Tijuca? Não tem celebridades mas vem conquistando todas torcidas. O clube está revelando talentos e, no mais, ousa ostentar a maior pontuadora da Superliga – a ponteira Ariele com 268, quatro pontos sobre a ponteira americana Simone Wank do Flamengo.

Nunca é demais repetir que estamos falando de um clube que luta contra o rebaixamento e que está quebrando todas os algoritmos do vôlei com Ariele (📸). Ninguém responde a pergunta com lógica: como o novato e penúltimo colocado tem a maior pontuadora?

De volta ao famoso Barueri, embolado na zona baixa do nacional mas, como já foi dito, começa a pegar confrontos diretos e, então, chances totais de subir a escadinha da classificação. Vamos dar uma olhada nos jogos da próxima rodada dessa zona baixa.

4ª RODADA
– dia 29
18h30 Barueri x Sorocaba
– dia 30
18h30 Flamengo x Tijuca
– dia 31
19h Brasília x Maringá
21h30 Mackenzie x Osasco