31 C
São Paulo
20 de setembro de 2024
QG Notícias

Sem inspeção veicular, Sampa é a mais poluída do mundo

A agência suíça IQAir destaca São Paulo como a única no mundo com ar insalubre, a pior entre as mais de 100 grandes cidades em todos continentes. Nas últimas quatro décadas a situação só piorou e essa queda é monitorada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb.

Agora nesse período de queimadas e seca, tudo fica ainda mais drástico e o ar torna-se sofrível além da conta. No entanto, há uma gravidade que contribui brutalmente para tal e que é interna – a própria cidade produz o caos.

Com um frota de veículos monstruosa, desde 2013 que a inspeção veicular foi banida – são mais de 9 milhões de escapamentos (carros, ônibus, caminhões, motos) ignorados e, com isso, matam o ar a cada quilômetro rodado.

Gilberto Kassab era o prefeito quando a inspeção veicular surgiu em 2008 para durar até 2013. Quando em vigor, avaliava emissão de monóxido de carbono, dióxido de carbono e hidrocarbonetos, todos componentes agravantes.

A Cetesb chegou a propor retorno da inspeção em 2022. Como nada aconteceu, o ar insalubre se agrava nesse período seco e piora sob altas temperaturas – o ozônio (gás de efeito estufa) torna a atmosfera ainda mais densa.

Então, São Paulo leva o primeiro lugar entre as dez piores do mundo segundo a CNN: Lahore e Karachi, ambas no Paquistão; Lima/Peru, Jakarta e Batam na Indonésia; Kinshasa/Congo, Riyadh/Arábia Saudita, Addis Ababa/Etiópia e Cidade do Kuwait.

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais