As jogadoras dão passagem ao torcedor, grande atração das semifinais do Campeonato Paulista de Vôlei. Sob o protocolo de saúde do governo, as arquibancadas estão liberadas para até 30 por cento da capacidade dos ginásios. A categoria feminina abre o playoff melhor de três nessa terça, a masculina também.
Para esse retorno do público, a Federação Paulista de Vôlei crava os 30 por cento incluindo torcedores e convidados, sendo que todos precisam provar as duas doses de vacina – para quem tem apenas uma, tem que levar negativo PCR ou antígenos e, todo mundo sabe, validade de 48 e 24h para cada teste.
A região tem duas equipes nas semifinais, uma joga em casa: o Osasco Vôlei recebe o Esporte Clube Pinheiros no Liberatão de Presidente Altino; na quarta, Barueri estreia contra Bauru no Panela de Pressão.
Para o jogo de amanhã e diante do limite determinado pela FPV, o Liberatão deve ter até 1.500 torcedores porque a capacidade do ginásio é de 5 mil lugares; já o Panela de Pressão tem metade dessas arquibancadas.
QUASE 600 DIAS
São exatos 581 dias desde a última torcida no Liberatão: penúltima rodada da fase de classificação, Osasco recebe o Itambé Minas e leva de 1 a 3 – era 3 de março de 2020. A Superliga teria a 22ª e última rodada e, depois disso, pandemia entraria em quadra paralisando tudo, inclusive o próprio campeonato – abortado pela Confederação Brasileira de Vôlei dia 19, antes das quartas de final. Sem campeão declarado, a Superliga teve Valinhos e São Caetano rebaixados.
Ainda sobre a volta do público, para evitar tumulto no Liberatão, ingressos gratuitos foram disponibilizados via online e o torcedor deu aquele corre e para logo esgotar. Dessa forma, só que tem o festejado bilhete irá ao ginásio. No mais, vale reforçar a atenção para os protocolos de saúde – se vacilar com os comprovantes, entrada proibida.
SEMIFINAIS FEMININA
– terça, 5
21h30 no Liberatão: Osasco x Pinheiros
– quarta
21h30 no Panela de Pressão: Sesi Bauru x Barueri
SEMIFINAIS MASCULINA
– terça, 5
19h no Ponte Grande: Vôlei Guarulhos x São José
– quarta
19h na Vila Leopoldina: Sesi SP x Vôlei Renata
ÚLTIMO JOGO COM TORCIDA NO LIBERATÃO
Penúltima rodada da 1ª fase da Superliga 2019 e já em março de 2020. Mais de 2.100 torcedores no Liberatão de Presidente Altino e engolindo o monstrão Itambé Minas que meteu 3 a 1 – abriu com 25 a 20 e a casa respondeu com 25 a 14; mas as mineiras devolveram os mesmos números no terceiro set e fecharam a tampa com 25 a 23.
O torcedor sente falta dela? Ana Bjelica foi a mão de Osasco com 19 pontos e Ellen Braga ficou imediatamente atrás com 15; mas quem arrebentou mesmo foi a central Thaísa com 21 pontos para o visitante.
Aqueles últimos torcedores antes da pandemia viram Osasco cair com 1 Mara, 3 cubana Casanova, 6 Kika, 7 Ellen, 10 Bjelica, 11 Pri Heldes, 12 Roberta, 16 Vanessa Janke, 18 Camila Brait e 20 Bia; o Minas papou com 2 Carol Gattaz, 3 Macris, 6 Thaísa, 7 Vivian Pellegrino, 8 Lana, 9 Bruna Honório, 12 Bruna Costa, 13 Sheilla, 15 Raba Drobriana, 17 Kasiely, 19 Leia.