O Esporte Clube Pinheiros vem do sétimo lugar na fase de classificação para abrir as quartas de final com vitória espetacular sobre o vice-líder Osasco. Jogão de vôlei sexta passada no Pinheirão e decidido no tie-break com 25×23, 21×25, 25×20, 20×25, 15×13.
Vitória monstrona à parte, a missão do azul e preto está longe de ser cravada porque tem jogo de volta nessa terça, reduto osasquense e temido como verdadeira chapa quente contra qualquer adversário – o Liberatão de Presidente Altino.
Claro que o favoritismo é da casa e, dando Osasco no placar, resta o terceiro jogo do playoff para fechar a conta, dia 14. Mas fica a perguntinha: e se o Pinheiros sustentar a tática valente e complicar tudo para a casa mesmo sob a pressão feroz da torcida?
Isso pode acontecer e vai depender muito do passe na mão orquestrado pela levantadora Naiane Rios – fundamental na vitória de terça. Por conta desse serviço as ponteira Amanda e Talia sobraram contra as rivais – tanto na saída como na entrada de rede, ambas com 12 pontos.
Para comparar, Duda fechou 6 pontos, mesmo número de Drussyla; já o fundamento que trabalhou legal teve as duas olímpicas assinando – Adenízia com 14 pontos (três blocks), Fabizona com 14 (quatro blocks). No mais, se Osasco foi marretada em termos de pontuação no ataque, perdeu pelos erros desse mesmo ataque.
Ainda sobre o Pinheiros, depende muito dos levantamentos de Naiane e das chegadas oposto Edinara Brancher. Terceira melhor do ranking com 413 pontos, além de muita técnica mostrou serviço na composição da rede, tanto que assinou quatro blocks. Sim, o perigo do azul e preto tem nome.
Edinara teve apenas seis erros de ataque e três de bloqueios no total de 52 lances. Ela não posa de carregadora de piano como única mão do Pinheiros, ela constrói os números porque tem qualidade tática – nada de ficar apenas esperando para soltar o braço e pontuar.
Repetindo, se o técnico Reinaldo Bacilieri conseguir manter o jogo coletivo com a levantadora Naiane dando qualidade para as chegadas do ataque, contando ainda com Edinara virando tudo, será páreo duríssimo mesmo sob a blitz feroz anunciada por Osasco no Liberatão.
Por outro lado, se o técnico Luizomar Moura seguir com o agigantamento em escala das centrais Fabizona e Adê, se as ponteiras responderem à altura e se o saque forçado vingar, então terá jogo na mão para mudar o curso do playoff.
QUARTAS DE FINAL
– em andamento
Praia Clube 2 x 0 Barueri
21h Minas x Bauru
– amanhã
18h30 Flamengo x Fluminense
21h Osasco x Pinheiros
– jogos de ida
dia 6
Barueri 1 x 3 Praia Clube
dia 7
Bauru 2 x 3 Minas
Pinheiros 3 x 2 Osasco
sábado, 8
Fluminense 0 x 3 Flamengo
Base segura de informação e conteúdo