19.1 C
São Paulo
22 de novembro de 2024
QG Notícias

OSASCO: vereadores aprovam e Dia do Jornalista entra no calendário

Nancy Nasser é jornalista, empreendedora e ativa em vários temas sociais, tanto que sempre recebe homenagens. No final de maio, por exemplo, a Câmara Municipal de Osasco realizou sessão solene para o Prêmio Mulher de Destaque e ela formou entre as que celebraram esse reconhecimento no palco do Teatro Glória Giglio.

Vereadora Ana Paula Rossi

E a conquista mais recente dessa campeã tem a ver diretamente com a imprensa – conversou com a vereadora Ana Paula Rossi, projeto que foi trabalhado e levado à Câmara Municipal para aprovação unânime, o Dia do Jornalista. A pauta da vereadora Ana Paula não teve objeção alguma, passou com elogios e cravada para 7 de abril que é a data nacional instituída pela Associação Brasileira de Imprensa.

Isso vem desde 1931 e tem como pano de fundo o assassinato político do médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró em 1830 – era rival direto de D. Pedro I. O jornalista enfrentava a corte via Observatório Constitucional, jornal que lhe custaria a vida. No entanto, o assassinato criaria tremendo abalo na corte com o regime em colapso e, por fim, o imperador renunciaria em 7 de abril de 1831.

A data ficaria tipo vínculo: a Associação Brasileira de Imprensa foi criada em 7 de abril de 1908, depois viria o Dia do Jornalista. Mas há outras como 16 de fevereiro, Dia do Repórter; 3 de maio, Dia da Liberdade de Imprensa; 1º de junho Dia da Imprensa.

De volta à proposta levada pela vereadora Ana Paula, o Dia do Jornalista estreará no calendário municipal em 2024. Mas não para aí porque Nancy Nasser quer marcar o próximo 7 de abril com um mural de imprensa – ela resume que é para homenagear os profissionais que escreveram e que escrevem a história de Osasco.

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais