Emoção marcou o evento, que lembrou a morte de jovens da periferia em maio de 2006 e agosto de 2015
A Câmara Municipal de Osasco realizou, na sexta-feira (13), uma Sessão Solene em homenagem às mães de vítimas de violência do Estado, representadas por movimentos sociais. A solenidade teve como proponente a vereadora Juliana da AtivOz (PSOL), que presidiu a sessão, e contou com a presença do vereador Emerson Osasco (REDE), que secretariou o encontro. Contou ainda com outros integrantes da mandata da AtivOz de Osasco, de líderes comunitários, autoridades locais, representantes do movimento negro, assessores políticos e militantes de movimentos sociais, além de representantes dos movimentos Mães de Maio e Mães de Agosto.
O evento iniciou com um vídeo com relatos emocionantes de mães, contando episódios de violência sofrida por seus filhos. Os convidados, então, puderam usar a tribuna para discursar contra a violência e o preconceito policial aos jovens das periferias e para pedir políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis.
Emerson Osasco destacou sua luta contra o racismo e contra a violência que sofrem moradores das periferias. “Para acabar com essa política racista e genocida, eu e muitos outros estamos ocupando espaços de poder na política. E é para acabar com essa política assassina que eu e muitos outros estamos nas ruas lutando. Porque nós sabemos que essa bala perdida só acerta preto e pobre na periferia, ela nunca acertou ninguém no Morumbi”, desabafou o parlamentar.
Ao fim do evento, a vereadora Juliana da Ativoz adiantou a proposta da criação da Semana Municipal das Pessoas Vítimas de Violência de Estado. “Esse dia nasceu também da necessidade de a gente prestar essa homenagem e tornar isso uma política pública. Conversei com alguns vereadores da casa e nós vamos propor um projeto de lei que cria a Semana Municipal das Pessoas Vítimas de Violência de Estado na cidade de Osasco e ela vai ser celebrada anualmente no mês de agosto”, adiantou Juliana.