17.9 C
São Paulo
24 de novembro de 2024
QG Notícias

Ora com escuta no Liberatão, ora sem: Nati Martins hoje é Curitiba

Em 2016 ela se apresentava no Liberatão de Presidente Altino, contratação diferenciada do Vôlei Nestlé ao fechar com atleta surda. Sim, a ponteira Natália Martins tinha 31 anos quando recebeu o aplauso da torcida mas com pouca audição – desde os quatro aninhos, 70 por cento da capacidade de escuta perdidos.

Primeira do vôlei profissional, partir dos 11 iniciou jogando nas bases em Lorena – antes, tentara ginástica artística. Apesar de muito dedicada na modalidade, a altura de Nati Martins não ajudava e, então, a professora da ginástica a indicou ao vôlei.

A chegada dela ao Nestlé ajudaria muito a romper o silêncio da comunidade surda, contratação de inclusão real e que ela correspondeu em quadra. Ora ela estava com aparelho de escuta, ora não, mas sempre mandando muito bem.

Nati Martins foi projetada em 2004 no Sesi Uberlândia, passou várias camisas até vestir a do Nestlé que depois seria Audax – em 2019 deixou o Liberatão e foi para o vôlei romeno até ser repatriada ano passado pelo Curitiba Vôlei.

A equipe está na zona baixa da Superliga B e se despedindo. Restam apenas duas vagas no G4 porque Bradesco Osasco e Taubaté já estão lá; as duas imediatas nessa conta são Blumenau e o mineiro Mackenzie. Curitiba não está bem, antepenúltimo com 8 pontos e, portanto, chances quase zeradas – tem que vencer os dois últimos jogos e torcer pelo impossível.

Nati Martins tem 38 anos e dobra na equipe com uma das lendas do vôlei, a central carioca Valeskinha que no mês que vêm completa 46. Sexta-feira pela antepenúltima rodada elas foram valente contra Blumenau, partidaça no limite do tie-break a favor da equipe catarinense que fez 3 a 2.

Os últimos jogos de Nati Martins com o Curitiba: terça-feira contra Vinhedo, dia 11 contra Chapecó. A equipe conta três vitórias e quatro derrotas, precisa fazer 14 pontos mas sabendo que já não chega ao terceiro colocado Blumenau que tem 15.

CLASSIFICAÇÃO
1 Bradesco Esporte 20 pontos
2 Taubaté 17
3 Blumenau 15
4 Mackenzie 11
5 São Carlos 10
6 Vinhedo 10
7 Curitiba 8
9 Chapecó 5
10 Sesi Bauru 1

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais