A composição integra um lote de 36 trens adquiridos da fabricante Alstom e faz parte de um pacote inicial de investimentos de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em contrato válido por 30 anos. O primeiro novo trem já opera nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de acordo com a demanda operacional.
Antes de ingressar na operação comercial, o novo trem passou por uma série de testes que garantem a segurança dos passageiros, como frenagem, tração, desempenho, sistema de informações ao passageiro, entre outros itens.
Ao todo, foram realizados 28 procedimentos, cujos resultados totalizam mais de 2 mil páginas de registro de testes. A concessionária promoveu também treinamentos específicos entre os operadores para a condução do novo trem.
“O início da operação comercial do novo trem marca um momento importante para a operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Esse é mais um resultado do nosso plano de investimentos, que também tem em vista a modernização das estações e a revitalização da via permanente, rede aérea e equipamentos fixos”, afirma Márcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade.