21.4 C
São Paulo
10 de maio de 2024
QG Notícias

MÚSICA DA HORA: no Dia do Tango, Nelson Gonçalves canta Gardel

Ritmo incomparável, cadência absolutamente apaixonante e contornada por melancolia. O tango é mesmo uma das maravilhas da música mundial e hoje é festejado. E que sabe que temos a Academia Nacional de Tango do Brasil? Opa, além da sonoridade envolvente o tango ainda impacta com dança peculiar que segue arrebatando corações.

A influência argentina atingiu o Brasil com Henrique Alves de Mesquita, autor do primeiro tango tupiniquim – isso foi em 1871 com ‘Olhos matadores’. Então, basta contar o tempo para ver que o tango faz parte da raiz musical brasileira.

E não tem como falar disso sem falar de Carlos Gardel. Isso mesmo, ele não é argentino, nasceu neste dia 11 mas de 1890 em Tolouse, França. Então nós temos um francês como pai do tango? Mas como a família Gardel mudou-se para a Argentina quando Carlos tinha apenas dois meses de vida, mais que justo dizer que ele era mesmo argentino puro.

No mais, Carlos é o nome latinizado de Charles Romuad Gardés. Com a vida toda nas ruas de Buenos Aires, levava da França apenas o histórico familiar. E foi nessas ruas que ele passou a mexer com a musicalidade argentina, evoluindo o ritmo nascido dos bares e cafés no final do século XIX.

E se tango é sinônimo de melancolia, paixão e tragédia, Carlos Gardel seguiu o roteiro em 24 de junho de 1935. Estava com 45 anos e deixava a Colômbia após turnê. Então, no aeroporto de Medelín acontece o impossível, trombada de aviões na decolagem e fatal para ele e todos os músicos.

Há pequena controvérsia sobre a nacionalidade do pai do tango, pois alguns sustentam que ele seria uruguaio. Quando questionado sobre isso, ele esquivava-se dizendo que era argentino nascido aos 2 anos de idade. Gardel era cantor e ator celebrado, cuja voz está imortalizada em ‘Mi Buenos Aires querido’ e ‘El día que me quieras’. No total, mais de 900 músicas gravadas.

NA VOZ DE NELSON GONÇALVES

O pai do tango também está eternizado na voz do mito Nelson Gonçalves. Composição de David Nasser e Herivelto Martins, ‘Carlos Gardel’ exibe um cenário próprio do tango nessa interpretação extraordinária.

Os dois trabalharam a canção que é uma poesia trágica gravada por Nelsão em 1952. Nesse Dia Internacional do Tango, hora de ouvir para conferir – se ouvir com o coração, talvez seja possível vivenciar todo cenário apaixonado da era do tango.

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais