11 de outubro de 2025
Presidente Trump e em continência, presidente Trump sinalizando positivo.

GUERRA DOS BONÉS: Trump de vermelho x Lula de azul

Se nos EUA o vermelho fala do ultraconservadorismo, da linhagem americana, cor que indica tom direto e agressivo, no Brasil o vermelho é PT puro, cor da esquerda demonizada pela extrema direita encampada pelo bolsonarismo.

Nessa guerra dos bonés, Lula vai de azul que está na bandeira nacional, cor que tem a soberania embutida; o presidente não ostenta o vermelho partidário, posa como Brasil.

O vermelho de Trump encarna o partido, a ideologia e a agressividade ultraconservadora e, sim, mostra-se absolutamente personalizado – sem o atributo pacificador encontrado no boné de Lula.

TRUMP

O Make America Great Again de Trump encontra resposta soberana no azul de Lula com O Brasil é dos Brasileiros. Essa guerra dos bonés tem falas e cores que distinguem claramente as forças no campo de batalha. Veja a pegada do presidente Lula contra o vermelho de Trump:

  • Esse país não baixará a cabeça pra ninguém. Ninguém porá medo nesse país com discurso e com bravata. Ninguém. E eu acho que, nesse aspecto, nós vamos ter o apoio do povo brasileiro, que não aceira nenhuma provocação.
  • Entre comércio e serviço, nós temos um déficit de US$410 bilhões com os EUA (em 10 anos). Eu que deveria taxar ele. Trump está mal informado.

SOBROU PARA BOLSONARO

Na fala desta sexta-feira feira contra o tarifaço de Trump, sobrou para o ex-presidente Bolsonaro. Lula não economizou e pesou contra o rival que é réu golpista no Supremo Tribunal Federal.

Como o presidente Trump é tipo patrono do bolsonarismo no Brasil, reforça o discurso que o ex-presidente está sendo vítima de perseguição política e usa o tarifaço como ferramenta de pressão, o governo brasileiro disparou hoje.

  • Que tipo de homem que é esse que não tem vergonha pra enfrentar o processo de cabeça erguida e provar que foi inocente? Quem está denunciando ele não é ninguém do PT, quem está denunciando ele são os generais e o ajudante de ordens dele, que era coronel do Exército.
  • O ‘coisa’ mandou o filho, que era deputado, se afastar da Câmara pra ir lá, ficar pedindo, ‘Ô Trump, pelo amor de Deus, Trump, salva meu pai, não deixa meu pai ser preso’. É preciso que essa gente crie vergonha na cara.