O União Frederiquense está no apronto para o Gauchão. O clube de Frederico Westphalen vem trabalhando reforços e dois deles com resenhas na região. Um deles é bem rodado e com história importante no futebol, o meia Mazinho. Hoje com 34 anos, tinha 20 quando foi projetado no Rio Claro até ir para o Oeste de Itápolis; correu alguns clubes até retornar ao Rubrão e ser contratado pelo Palmeiras em 2012.
O meia teve outras chegadas e partidas no Oeste até esticar mais um pouco a estadia, de 2017 a 20; então foi para o XV de Piracicaba, depois América de Natal e, por fim, na segunda quinzena de dezembro desembarcava no Rio Grande do Sul rumo a Frederico Westphalen. “É a primeira vez que vou disputar o Gauchão”, destaca. “Espero fazer um ótimo campeonato junto aos demais companheiros, espero poder corresponder com o apoio do torcedor, manter o clube na primeira divisão e seguir crescendo.”
Se Mazinho forma o esquema ofensivo do Leão da Colina, a linha de zaga tem outro com nome marcado no futebol paulista. Heltton Matheus Cardoso, 27 anos, estava na Copa São Paulo 2017 pelo Paulista quando caiu na malha do gato e acabou penalizando também o time de Jundiaí.
O Gato da Copinha tomou gancho de um ano fora de campo, punição da Federação Paulista de Futebol que seria fim de carreira não fosse o Audax abrir o campo para Heltton seguir treinando e estudar enquanto cumpria pena. Avançando no tempo, olha o Gato na zaga do Audax pela Série A3 do Campeonato Paulista 2019 e sendo campeão. Isso mesmo, na festa do acesso e do título sobre o Monte Azul, o jogador posa legal na foto e assina o troféu.
Depois disso o zagueiro foi para o Audax Rio, Friburguense, Macaé e Maricá até desembarcar no Frederiquense. “Chego pra agregar ao clube, vejo que a equipe vem de um acesso e espero que essa temporada seja mais um degrau pro crescimento do clube”, apontou.