Quando a pandemia assolava o mundo em 2020, uma das atividades online que mais bombou foi o xadrez. Wagner Madeira é Mestre Internacional e logomarca do xadrez de Osasco. A história dele confunde-se com a modalidade na cidade desde quando despontava como competidor em Jogos Regionais e Jogos Abertos.
Certo, esse Madeira é de lei, casca grossa no tabuleiro e que varre o mundo com peças sobre peças. No mais, grandes genialidades foram trabalhadas nas jogadas do mestre dobrando com Antônio Resende como Fernanda Hashizume , Roberto Watanabe, Eduardo Lee, Crociti, Renato Quitiliano, Mônica Kurihara
Da nova geração ele tem o garoto Henrique Muniz, 8 aninhos e Mestre Nacional; Gabriela Usui, 11 anos, mesma idade de Vítor Carvalho – ambos arrebentando em títulos. Tem ainda Ramon Santana, categoria sub 16, mais Gabriela Vitória; na equipe principal, destaque para Renan Araújo.
Para saber mais desse mito de Osasco, Wagner Madeira faz o tabuleiro da Escola de Xadrez França Garcia – Avenida Marechal Rondon, 260 (e redes sociais). No mais, essa escola vem desde os anos 80 e o nome homenageia um jogador talentoso que morreu muito jovem.