O nível da ginástica brasileira é mesmo altíssimo. Seja qual for a versão, os atletas tupiniquins parte entre os melhores do mundo. No fim de semana, por exemplo, rolou fechamento do Pan de Ginástica Rítmica e o Brasil foi mesmo espetacular – tanto na categoria principal como na juvenil.
E o sucesso da seleção da base repercute forte em Osasco, já que tem atleta nesse manto – Laura Gamboa. Desde março treinando em Aracaju com a delegação, ela repetiu pódio de ouro no Pan do Rio. Atleta expoente da escola comandada pela professora Maria da Conceição, Laurinha de Osasco ganha experiência e bagagem para seguir servindo ao Brasil que agora tem o Sul-americano.
O destaque da juvenil foi a paranaense Maria Eduarda com ouro em maças, prata em fita mais duplo bronze – bola e arco; de quebra, prata no Individual Geral. Isso mesmo, uma estrela no apronto direto para a seleção principal. Outra do Paraná, Isadora Carnielli disputou três finais e chegou ao bronze na fita.
No quadro de medalhas o Brasil fechou o Pan Juvenil com quatro medalhas de ouro, três de prata e três de bronze – 2º lugar; os Estados Unidos posam de campeões com cinco, três e cinco.
Laurinha de Osasco tem 13 anos, dá o primeiro passo com a Seleção Brasileira Juvenil e o objetivo é elementar – avançar ainda mais nessa excelência. Desde março longe da família, ela volta do Pan orgulhosa pelo dever cumprido. E claro, muito bem recebida pela outra família que é a ginástica rítmica de Osasco. Então, Laurinha pega a bandeira da cidade para aquele abraço campeão….