Do elenco vice-líder da Superliga e que está no capricho para os playoffs das quartas de final contra o Pinheiros, para toda e qualquer atleta que se ausentar o técnico Luizomar Moura dá um jeitinho e cobre. No entanto, há dois anos ele bate cabeça diante de um rombo irrecuperável até agora – a ausência da olímpica Tandara.
A última partida da oposto com a camisa de Osasco foi em março de 2021 pela Superliga. Tandão foi o braço de sempre cravando 17 pontos, mas no conjunto o time vacilou – o Praia Clube deu surra nos dois primeiros sets com 25 a 12 e 25 a 18, na parcial derradeira fechou com 25 a 22. A equipe de Uberlândia havia levado o primeiro jogo das semifinais no tie-break (3×2) e, então, festejava classificação à decisão.
Lembrando, por conta da pandemia a Confederação Brasileira de Vôlei concentrou as equipes em regime de segurança no Centro de Desenvolvimento em Saquarema, Rio de Janeiro. E para o torcedor que gosta de relembrar, o técnico Luizomar jogou com Roberta, Tandara, Tai Santos, Gabi Cândido, Mayany, Bia e Camila Brait; entraram Ana Medina, Kika, Camila Paracatu e Sonaly.
Com a Superliga já na conta, então o Brasil convoca a seleção visando os Jogos Olímpicos e Tandão, eleita melhor oposta do nacional, entra na lista com outras quatro do Liberatão – Roberta, Bia, Mayany e Camila Brait. Mais tarde, já confirmada para Tóquio e no apronto para o embarque, em junho ela renovava contrato com Osasco.
Mas a história está aí, a braçuda foi para a Olimpíada mas não retornou para a que seria a sétima temporada dela no Liberatão. Sobre a atleta, o técnico Luizomar resumia que era fora de série, versátil demais por também ser ponteira.
Em Tóquio 2020 ela foi com a seleção até 4 de agosto contra o Comitê Russo, jogo que carimbou o Brasil às semifinais. Por fim, na véspera do pega contra a Coreia do Sul, dia 5, o mundo do vôlei é impactado com o corte da oposta por doping.
Já cumprindo suspensão, em maio do ano passado ela ouviria confirmação megapesada – após oito horas de julgamento, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem crava quatro anos de gancho. Se Tandara é ausência sentida na seleção, mais ainda em Osasco – o técnico Luizomar faz o que pode, mas o fato é que quem assume a função não tem qualidade para cobrir o rombo.
SUPERLIGA 2020
– 26 de março, semifinais: Osasco 2 x 3 Praia Clube
– dia 28: Osasco 0 x 3 Praia Clube – último jogo de Tandara
TÓQUIO 2020
– 25 de julho: Brasil 3 x 0 Coreia do Sul
– dia 27: Brasil 3 x 2 República Dominicana
– dia 29: Japão 0 x 3 Brasil
– dia 31: Sérvia 1 x 3 Brasil
– 2 de agosto: Brasil 3 x 0 Quênia
– dia 4: Brasil 3 x 1 Comitê Russo – último jogo de Tandara
– dia 6: Brasil 3 x 0 Coreia do Sul
– dia 8: Brasil 0 x 3 EUA
Base segura de informação e conteúdo