19 C
São Paulo
22 de novembro de 2024
QG Notícias

ANO NOVO CHINÊS: Dragão, único mítico entre os onze do zodíaco

O Dragão tem a ver com a criação do mundo, quando o deus 盘古 Pángǔ encontrou o planeta fundido no universo – foram precisos 18 mil anos para que Céu e Terra fossem separados até a distância atual. A mitologia antiga diz que vento e nuvens simbolizam a respiração do deus, que o trovão é a voz, que Sol e Luz são os olhos… e por aí vai.

Essa lenda remota completa 4.722 anos e envolve a misteriosa Chinesa a partir deste 10 de fevereiro, Ano Novo Lunar que marca o Ano do Dragão. Ao contrário do zodíaco ocidental com um animal por mês, o calendário chinês tem um animal por ano.

O Dragão se destaca como único mitológico entre os onze do calendário e estava na dita criação de tudo. Para quem acha que o animal é uma aberração aleatória, cabe atentar que é um misto – olhos de tigre, corpo de serpente, garras de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa…. Sim, o danado é um combo de vários do nosso reino animal.

No mais, simboliza o fogo mas não a ver com destruição mas com o nascimento do novo – destrói o que é mal; também representa sabedoria e a unidade da nação; é do Bem, nada a ver com a criatura malvada da cultura ocidental; foi grife de imperadores e hoje posa como brasão da histórica 香港 Xiānggǎng (Hong Kong).

Para quem está curioso para saber como se diz dragão em chinês, a palavra é 龙 Lóng (o G não é pronunciado) e esse ser fabuloso tem história que remonta a 6 mil anos antes da Era Cristã. Repetindo, 6 mil anos antes.

Dragões coloridos? Sim, as cores variam e representam o humor do ser. Por exemplo, dragão vermelho e preto são ferozes e quando lutam causam devastações como desastres naturais; dragão amarelo é o sortudo e o mais reverenciado por estar associado às coisas boas;. dragão azul fala das constelações e ligado à primavera; dragão amarelo é marca da época imperial.

Finalizando: o número 9 é o único dígito maior e para a tradição representa sorte, tudo de bom. O dragão está contido nisso como mandala que conta 117 escamas para interpretação do zodíaco – ao masculino são 81 escamas, produto de 9×9; ao feminino conta 36, 9×4. E o dragão tem nove formas.

Conferindo todo esse histórico do mítico, dá para entender o motivo de o Ano do Dragão ser tão balado por falar de força, natureza, sorte, potência para pôr fim a algo ruim e para construir coisas boas.

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais