Osasco: 22°C
15 de janeiro de 2026
Sula acontece em março no Peru e Osasco pode sofrer outro block com relação a jogadora trans.

Sula pode seguir Mundial e impedir trans do Dogão

Osasco não teve competência em nenhuma instância para inscrever atleta trans no Mundial de Clubes, agora corre risco de sofrer outro block, no Sula do Peru.

Realizado na primeira quinzena de dezembro no Pacaembu, o Mundial teve como anfitrião o próprio Osasco Dogão que teve que se curvar às leis médicas da Federação Internacional de Vôlei.

A Confederação Brasileira libera trans, mas esse sinal verde vale apenas para quadras do território nacional. E por que o Dogão ficou impedido no Mundial em São Paulo? Porque é competição da Fivb, a CBV não pode nada.

As regras da Fivb estão à sombra do Comitê Olímpico Internacional que está para assinar texto final sobre a questão trans – e o encaminhamento aponta para um impedimento geral.

Naturalmente que a Confederação Sul-americana acompanha a Fivb, então deve manter o mesmo padrão adotado no Mundial de São Paulo para o Sula do Peru.

O que pode mudar nesse ínterim? O Dogão vira o jogo se cumprir todos procedimentos exigidos pela Fivb até esse momento – por procedimentos, entenda-se ter validação do Sex Eligibility Committee da Federação Internacional.

E sim, caso o clube paulista não crave esse ace, poderá inscrever apenas mulheres cis. No mais, o cerco está pesando quanto a trans no esporte feminino global por conta da decisão do COI e que deve ser definida até março.

O Sul-americano será disputado por nove equipes no Peru, de 18 a 22 de fevereiro em Lima. E todo mundo sabe, o campeão terá passaporte para o Mundial de Clubes.

A versão masculina terá sede em Campinas, de 25 de fevereiro a 1º de março e o Brasil tem Cruzeiro e Minas; a Argentina chega com Buenos Aires, Defensores de Banfield e San Lorenzo de Almagro. Completam o Sula: Deportivo JML/Equador, Murano/Chile, Lagomar/Uruguai.

No feminino, o Dogão Osasco será Brasil ao lado do Bauru e formarão com Alianza Lima, Regatas Lima e San Martín (todos do Peru); Olympic/Bolívia, Boston College/Chile, Deportivo/Equador, Banco República/Uruguay.

https://www.fivb.com
https://www.fivb.com/en/volleyball/rules
https://www.fivb.com/en/volleyball/competitions
https://voleysur.org/v3
https://cbv.com.br/institucional/regulamentos