YANAGUIMORI: tradição do judô no kimono de Osasco

 Extra!
YANAGUIMORI: tradição do judô no kimono de Osasco
outubro 03
21:48 2018

Foram 34 atletas Yanaguimori para a Copa Itu de Judô no final de semana. Número à parte, quando chega a delegação de Osasco e com Yanaguimori no kimono o respeito é geral. Não apenas pela qualidade técnica da equipe mas pela tradição dessa grife do judô.

Isso mesmo, Yanaguimori é praticamente uma marca dessa arte marcial japonesa. Décadas e décadas de história e fazendo um trabalho de excelência.

O clã Yanaguimori por muitos anos leva o judô sob a bandeira municipal de Osasco. Sim, trata-se de uma das grandes modalidades da Secretaria de Esportes e que sempre tem pódio quando entra em cena.

No tatame da Copa Itu, por exemplo, os 34 judocas arrebataram 35 medalhas – foram 14 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze. Na contagem geral, a Yanaguimore da Serel ficou com o vice-campeonato entre as catorze academias.

A equipe tem no comando o mestre Massanori Yanaguimori, auxiliado por Rafael Kaneda e Andreia Rimanovski. No mais, esse kimono vem lá do final dos anos 60 quando mestre Massaru Yanaguimori fundava a escola.

Natural de Yatsushiro-shi, Kumamoto-ken, o mestre desembarcou no Brasil em 1936 quando era um rapazola de 15 anos. Levaria mais alguns anos para ele decidir dar aulas – isso foi em 1950 e quando estava com 29 anos. O crescimento foi absoluto e dez anos depois ele estava inaugurando a Associação de Judô Yanaguimori em Osasco.

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com

Artigos Relacionados

Check Page Rank