21.3 C
Osasco
24/06/2019
QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo
Brasil Geral Home

Uma das maiores gráficas do País, multinacional americana pede falência em Osasco

A RR Donnelley vem dominando o mercado nacional na impressão de livros. De fato, uma das maiores do País e que agora está fechando as portas. A diretoria entra com pedido de falência na 1ª Vara Cível de Osasco, ação de R$100 mil e acatada pelo juiz Fernando Dominguez Guiguet Leal.

A maioria dos funcionários da empresa foi surpreendida ao chegar para o trabalho, onde ficou sabendo que a empresa encerra as operações no Brasil. Sem caixa para quitar a folha de pagamento do próximo mês, a decisão foi tomada como medida extrema mas necessária. Os ativos da empresa serão alienados por garantia dos passivos trabalhistas, segundo a direção.

“Vivemos duas crises. Uma que assola o País desde 2013 e outra que era uma bomba que estava armada há anos. A maneira como essa bomba explodiu, causou no mercado um efeito dominó e, claro, chegou às gráficas”, repercutiu João Scortecci, diretor da Associação Brasileira da Indústria Gráfica ao lamentar a saída da empresa americana do Brasil.

A falência da RR Donnelley aumenta a tensão no setor. A Abigraf, por exemplo, no fim do ano passado criou um pool de trabalho reunindo editores e livreiros. Fazem parte desse grupo a Câmara Brasileira de Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Claro, o assunto foi a subsistência do setor.

“Nós estamos repensando o negócio do livro. Uma conclusão a que chegamos é que precisamos realinhar o preço. Sem isso, não há como remunerar os gráficos, os autores, os distribuidores e as livrarias”, explicou João Scortecci.

E continua: “Os custos são crescentes e os números mostram que o preço não foi reajustado nos últimos anos. Precisamos reequilibrar e encontrar um preço justo. Não há mais gorduras para queimar e a situação da Donnelley mostra isso.” Segundo a Abigraf, a empresa americana, só na linha de produção, tinha 600 trabalhadores.

Empresa estabelecida em várias partes do mundo, no Brasil dominava o mercado e a fábrica em Osasco fica na Industrial Anhanguera, rua Roberto Bosch, 1.221.