TSE tem novo presidente; ministra Rosa Weber

TSE tem novo presidente; ministra Rosa Weber
agosto 14
19:44 2018

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, assume a presidência do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, na noite desta terça-feira. Ela ficará no cargo durante a eleição de outubro e entra no lugar do ministro Luiz Fux, que deixou o tribunal com o fim dos dois anos do seu mandato.

Com a posse de Rosa Weber, quem assume a vice-presidência é ministro Luis Roberto Barroso. Das 7 cadeiras do Tribunal Superior Eleitoral, 3 sempre são ocupadas por ministros do Supremo.

Com a saída de Luiz Fux, entra no TSE o ministro Edson Fachin. Em sua gestão, Fux priorizou a aprovação de resoluções que disciplinaram as eleições deste ano e deu grande atenção ao tema das notícias falsas, as chamadas fake news. Em seminário, ele chegou a afirmar que o problema poderia resultar até mesmo na anulação do processo eleitoral.

Durante sua passagem pelo TSE, Fux também se manifestou diversas vezes que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria inelegível por ter sido condenado em 2ª instância na Justiça. O PT deve registrar a candidatura do ex-presidente nesta quarta-feira. Em junho de 2017, Luiz Fux ainda votou pela cassação da chapa Dilma-Temer, que era alvo de impugnação por parte do PSDB. (Ag. Brasil)

Compartilhar

Sobre o Autor

Nilson Martins

Nilson Martins

nilsonmartins@qgnoticias.com

Artigos Relacionados

Check Page Rank