19 C
São Paulo
22 de novembro de 2024
QG Notícias

TANDÃO: 100 dias fora de jogo mas sempre em quadra

Superliga bombando e o nome dela é frequentemente citado. Um dos maiores braços do vôlei, a oposto Tandara crava os cem dias de banimento por conta de doping olímpico anunciado em 6 de agosto. Conferindo o calendário desde essa data absolutamente amarga, são 102 dias.

E a braçuda de Osasco resume essa ausência numa palavra, saudade. Sim, Tand segue a vida mantendo os treinos em alto nível e apostando tudo que ainda disputará a Superliga.

Basta uma atacante começar a crescer na pontuação que o nome de Tandara entra em quadra, pois não há como falar desse fundamento sem essa referência espetacular que é a camisa 16 do Osasco Vôlei. E por falar na equipe, ouve-se que a estrela não teria mais lugar no grupo. Como? A mídia exalta a trans vinda do Sesi Bauru e agora na função que era de Tand; então, a braçuda teria perdido a vaga.

Mas é absolutamente injusto reduzir a olímpica ao jogo da trans – isso soa mais como propaganda política. A oposta real de Osasco tem um vôlei regular em alto padrão, raramente perde a produtividade – não é o caso da trans, cuja irregularidade foi denunciada pela azeri Polina Rahimova quando no Sesi Bauru.

E Tandara? Tem posição clara contra a presença de trans no vôlei feminino e segue muito criticada. Certo,, nessa democracia brasileira é proibido falar disso, tem que ficar na calada. Mas a braçuda também não teme represálias e manda geral. No entanto, agora ela cria um problema coletivo porque o time de Osasco arvora bandeira ideológica em função da trans.

E se o nome dela é frequentemente citado na Superliga, ao ver esse uniforme de orientação do time de Osasco, dá para imaginar Tandara aí? Uma coisa é a questão social sobre o tema, outra é levar isso para a quadra de vôlei. A braçuda é contra e ponto final. Então, nessa pegada ela bate de frente com o próprio time.

Mas tudo isso à parte, lá se vão 102 dias e o calendário segue. O caso da oposto caminha em sigilo e sem deixar vazar um pio sobre datas. Até lá, Tandara vai fazendo o que gosta, treino sobre treino. Ela voltará para o Liberatão de Presidente Altino quando for absolvida? Se não voltar, Tand irá para outra camisa porque tem muito vôlei para jogar e porque há muitos clubes sérios na lista. E se for condenada? Ela já avisou que montará uma nova equipe feminina e que estreará como empresária.

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais