Osasco, Carapicuíba e Itapevi estão no projeto Praça da Cidadania assinado pelo governo de São Paulo, ação que estende-se em várias cidades e rascunha uma área de convivência além de modalidades esportivas. Como disse o governador João Doria, dá oportunidade da formação profissional.
A estrutura de cada PC Centro de Integração e Cidadania e Banco do Povo; cursos profissionalizantes por conta do Fundo de São Paulo e equipamentos para atividade física mais jardim de chuva e horta comunitária.
Cada praça pesa R$4 milhões e são três cidades da região encaminhadas no projeto, totalizado investimento estadual de R$12 milhões. Tudo certo por parte do governo, agora a bola fica para as prefeituras darem conta do detalhamento dos respectivos espaços e outras demandas. Não há prazo definido mas como 2022 é ano político, pode ser que isso aconteça rapidinho.
O governo já tem Praça da Cidadania em Sampa – Paraisópolis e Vila da Paz; em Guarulhos e em Santo André também. Em agosto, assinou com Osasco, Carapicuíba e Itapevi, mais Itaquá, Cubatão e Santos.
Mais recentemente, entram Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Embu das Artes que fica no entorno da região Oeste da Grande Sampa.