15.9 C
Osasco
17/07/2019
QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo
Esporte

São mestres de karatê, são casados e anunciam a Copa Carapicuíba Shotokan

Se a arte marcial é venerada pelo fundamento familiar, ganha mais destaque quando esse vínculo se mostra literalmente doméstico. Em Carapicuíba os mestres Valdemir Silva e Natália Almeida uniram os kimonos em 2005 e seguem batalhando na estrada do karatê.

O casal organiza a 3ª Copa Shotokan, estilo que deriva do Shorin-ryu e desenvolvido pelo mestre Gichin Funakoshi. O mestre era um poeta e assinava as obras com o pseudônimo Shoto. A partir daí, o sufixo kan chegaria para significar ‘Escola de Shoto’.

Na época, anos 20 do século passado, apesar da rivalidade tensa com a China as artes marciais japonesas tinham muita influência de lá. Um dos fatores que impulsionou o mestre Funakoshi a um karatê próprio foi justamente isso – blindar a arte marcial da influência chinesa.

O shotokan é um karatê que trabalha em base baixa, ou seja, o lutador precisa de muita solidez para eficiência dos golpes, principalmente dos chutes. No entanto, nada disso tem valor sem a filosofia marcial – não é possível ser um bom karateca sem um bom caráter.

Em 22 de setembro o casal de mestres estará mostrando um pouco dessa filosofia na Copa Carapicuíba que será realizada no Ginásio Ayrton Senna e com premiação em dinheiro. As inscrições estão em andamento para várias categorias, vão até o próximo dia 31. O ginásio fica na Avenida Faustino dos Santos, 98. Mais informações pelos telefones 4187-1101, 95948-4312 e 98446-7254.