Pesando os times na balança comercial, o vôlei de São Caetano é pobre diante do gigante Osasco. Muito se fala da tradição da equipe osasquense mas essa história tem três capítulos: o primeiro com a chegada do BCN em 1996, depois Finasa; em seguida com a Nestlé. Em 2019 tem início a terceira parte dessa história (atual), com o vôlei não avançando além da vitrine paulista.
A famosa tradição de Osasco para em 2012 com o último título nacional e com o consagrado título mundial de clubes. Estamos falando de um clube envolvido em altas cifras, muita grana. Mas tradição não é só dinheiro na conta e, então, agora cabe falara do modesto São Caetano.
Dentro do significado próprio da palavra, eis aí um clube realmente de tradição. O Sanca vem fazendo um trabalho extraordinário na garimpagem do vôlei ano a ano e muitas atletas que hoje são celebridades tiveram formação nessa base.
Osasco só teve esse trabalho valioso até a era Finasa. Quando o Bradesco encerrou parceria, levou o projeto de escolinha para clube próprio e que segue hoje como referência no Jardim Cipava com vôlei e basquete femininos. Desde então, no Liberatão o papo é apenas time profissional – clube rico mas que não tem política de base, o vôlei de Osasco é puramente comercial.
E o Sanca? Continua a tradição. Nada de títulos espetaculares, nada de celebridades ou de babações de mídia mas com um projeto que deixa o gigante Osasco anãozinho – o clube consegue manter logística com todas categorias menores, vai lançando atletas temporada a temporada e fazendo escola.
Na sexta-feira, por exemplo, reuniu as escolinhas do sub 13 ao sub 21 para festa de encerramento de temporada, um exército de meninas que sonham com a carreira profissional. E foi fechar esse clico que o clube abre a tampa para anunciar peneiraço geral a partir da próxima terça.
Isso mesmo, o modesto Sanca sustenta o trabalho de base, coisa que Osasco nem considera porque é rico demais e só tem olhos para o grande mercado. Nesse ponto, repetindo, São Caetano é clube de tradição real e dá um cala no Liberatão.
PENEIRÃO DO SANCA
TERÇA, 7
15h – sub 15 (2008)
16h30 – sub 14 (2009)
17h30 – sub 13 (2010/11)
DIA 9
15h – sub 15 (2008)
16h30 – sub 14
17h30 – sub 13
DIA 11
9h – sub 17 (2006/07)
11h – sub 19 (2004/05)
ONDE
– Rua Sebastião Diogo, 99, Vila Gerti