15.9 C
Osasco
17/07/2019
QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo
Geral

REVOLUÇÃO: desfile às 9h em frente ao Obelisco que guarda os estudantes e 713 combatentes

As comemorações de 9 de Julho têm início às 9h dessa terça-feira em frente ao Obelisco do Ibirapuera. A cerimônia que recorda a Revolução Constitucionalista de 1932 dá-se ao pé do mausoléu onde descansam estudantes e 713 combatentes.

Depois do 7 de Setembro, trata-se do evento cívico-militar de maior importância histórica e que desde 1997 é oficialmente comemorado no Estado – lei sancionada no governo Mário Covas.

O levante de 32 estará sendo honrado pela Polícia Militar, principalmente. O Corpo de Bombeiros também entra no desfile, bem como unidades escoteiras. Lembrando, a guerra paulista iniciou com protesto contra o governo provisório do presidente Getúlio Vargas.

O monumento também é símbolo do Parque do Ibirapuera e começou a ser construído em 1947 para ser inaugurado em 1955. No entanto, a obra final arrastou-se até 1970 e tem assinatura do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili em parceria com o engenheiro alemão Ulrich Edler.

O Obelisco tem 72m de altura e no limite da Avenida 23 de Maio que é a data da morte dos quatro primeiros revolucionários, os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Ficou fechado por doze anos até ser reaberto em dezembro de 2014.

O mausoléu fica aberto para visitas de terça a domingo, das 10 às 16h. No site mmdc.org.br há mais informações sobre esse símbolo do levante paulista situado na Avenida Pedro Álvares Cabral, zona Sul de São Paulo.