O Ranking Nacional de Clubes é a vitrine anual da Confederação Brasileira de Futebol que expõe os escudos conforme as atividades anuais. As últimas cinco temporadas entram nessa contagem e, a partir disso, a CBF adota critérios para a classificação final.
O Flamengo chega a 16.678 pontos e lidera o ranking; mais abaixo tem Palmeiras com 15.372, São Paulo com 14.828, Athletico Paranaense com 13.888, Atlético Mineiro com 13.282 – os cinco primeiros.
A região tem dois clubes antigos em atividade, um sequer apareceu entre os 238 da lista, outro sai bem na foto: quem não dá as caras é o Osasco Audax que todo mundo sabe, vice-campeão paulista em 2016; o outro é o Oeste Barueri que posa legal em 65º lugar com 1.371 pontos.
Quanto ao Audax, a política profissional anda quase que invisível e a administração vem caprichando nas categorias de bases com empresários investindo forte para lucro a médio prazo.
A região tem outro clube profissional mas o Ska Santana de Parnaíba é caçulinha no futebol, surgiu em 2019 e tem muito jogo pela frente e para crescer. O ranking completo da CBF está a um clique, o torcedor pode conferir aqui.
Base segura de informação e conteúdo