Osasco: 32°C
11 de janeiro de 2026
Grêmio Osasco ensaia retorno ao profissional e para rivalizar contra o Audax na 2ª Divisão.

Quem está por trás do GEO que alinha retorno à 2ª Divisão?

A Federação Paulista de Futebol tem lista de clubes para a 2ª Divisão 2026, o GEO está entre os 22 que participaram da reunião. Apesar de intensa e profunda história com Osasco, o clube está há muito tempo distante e com vínculo rompido.

Desde a quebra que começou em 2013 com a chegada do trator Audax que esmagaria tudo pela frente, o tricolor tem passado por investidores da Capital.

Lembrando, depois de anos de sofrência, em 2018 o GEO era tremenda dor de cabeça para a opulenta diretoria do Audax que, por fim, livrou-se do clube – comprado pela empresa de medicamentos EMS.

Depois disso, não demoraria muito para o tricolor desativar o departamento profissional e tornar-se um clube de base. E hoje?

O GEO tem gestão empresarial assinada pela TFE Assessoria, modelo que se distancia da via comum do futebol com presidência, conselheiros etc.

TFE é uma sigla de respeito na gestão esportiva e significa Treinamento Fisiológico Específico. Se esse for o caso, então o GEO deve ter à mão um centro de excelência que trabalha alta performance etc.

No início do ano passado, quem liderava a TFE Assessoria era Fernando Soares; já na FPF o cadastro (desatualizado) tem na presidência Marinalva Gomes Simões de Macedo e aponta endereço para Rua Narciso Sturlini, 62, Osasco.

No perfil social do TFE Assessoria hoje, quem aparece fazendo o GEO é Vanessa Oliveira que além de gerenciar, assina como personal e também é atleta. Portanto, o Grêmio Osasco tem um modelo distinto do daquele implodido pelo Audax em 2013.

Agora apresentando-se para a 2ª Divisão, naturalmente que a gestão detalhará a estrutura do tricolor – reduto, CT etc. Quanto ao mando de jogo, deverá dobrar no Rochdalão com o rebaixado Audax. E sim, para a maioria da torcida local, o GEO continua sendo o único realmente Osasco. No entanto…

O novo ano chega com um terceiro clube que já se apresenta como agregador de torcida – o Oeste Barueri já era, ressuscita como Osasco Sporting e falando em ser o represente da cidade.

Com isso, o mapa do futebol projeta 2026 assim: Audax na Copa São Paulo e também na 2ª Divisão contra o GEO em dérbi cravado; num nível bem mais alto, o Osasco Sporting indo de Série A2 e Copa Paulista.