QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo

Pole dance fitness tem 1º Campeonato Brasileiro

 Extra!
Pole dance fitness tem 1º Campeonato Brasileiro
maio 06
16:01 2018

Quem não está ligado e pensa somente naquilo, deve saber que já faz um tempinho que o pole dance saiu das salas privês para se tornar uma prática esportiva. Mais que isso, já corre papelada para que a modalidade seja levada à Olimpíada.

Em outubro do ano passado o Superior Tribunal de Justiça carimbou o pole dance como mais uma dança e não esporte. No entanto, Brasil à parte, a Global Association of International Sports Federation coloca-o na grade.

O fato de entrar na lista de observação da Gaisf dá aquele up e a organização do pole brasileiro mandou ver na estruturação enquanto fitness e o resultado chega com o 1º Campeonato Brasileiro disputado em Poços de Caldas, Minas Gerais.

O pole já está tão ajustadinho como esporte que o Brasileiro contou com atletas de todo país competindo em nove categorias – do infantil e amador ao profissional e duplas.

Sim, tem o pole exotic mas o lance aqui é o fitness que teve o Brasileiro no último dia 28. No total, 54 atletas no palco do Salão Nobre do Palace Casino, esbanjando elegância e requinte nas acrobacias.

O pole também tem categoria masculina, agregando ginastas de várias modalidades. Vem sendo praticado desde os anos 80 nos Estados Unidos e no Canadá, mas o rótulo que pega é como show erótico nas boates.

Quando foi criada a Federação Brasileira em 2009, então o pole começou a jornada contra o preconceito e também contra o rótulo de ser mais uma dança.

O atleta de pole dance leva a esse fitness elementos das várias modalidades da ginástica, do jazz, do balé e também das danças de rua.

O desafio está numa rotina colada ao pole e movimentos de giros, contorções e exploração radical da flexibilidade. Esse trabalho exige força abdominal extrema.

Claro que a prática vai levando ao alto nível, mas para iniciar no pole não há restrição alguma, seja de idade ou peso. A modalidade pode ser praticada como modeladora apenas ou como condicionamento, e o caminho competitivo é opção que surge naturalmente.

 

📸 Rudolph Lomax

 

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com

Artigos Relacionados