O presidente Lula confirma que vetará o PL da Dosimetria aprovado ontem pelo Congresso- foram 48 votos a favor contra 25. O movimento é escancarada manobra bolsonarista para aliviar a pena dos bárbaros que atacaram o Brasil em 8 de janeiro e, principalmente, para praticamente anular os 27 anos de prisão do ex-presidente.
Mas o Congresso não é a decisão final. Agora o projeto irá à mesa do presidente da República para ser rejeitado. “As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometido contra esse país”, disse Lula. “Nem terminou o julgamento, ainda tem gente sendo condenada e o pessoal já resolve diminuir as penas.”
E prossegue: “Eu quero dizer pra vocês que, com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, a hora que chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo pra ninguém. O Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho o meu direito de vetar, depois eles têm o direito de derrubar o meu veto ou não. É assim que é o jogo.”
O PL do Golpe é tipo um anestésico para anular o impacto do que está valendo e que foi aplicado pelo Supremo Tribunal Federal; faz cálculos em descendente e com poder de transformar penas pesadas como a de Jair Bolsonaro a coisa pouca. O projeto beneficia não só ao mandante, mas todo primeiro escalão golpista.
