Algo deu errado com a conexão!

MÚSICA DA HORA: aniversário da versão do ‘Parabéns a você’

 Extra!
MÚSICA DA HORA: aniversário da versão do ‘Parabéns a você’
março 04
16:32 2018

O famoso ‘Parabéns a você’ é o aniversariante de hoje. Nesta data e em 1942 o Brasil conhecia a versão nacional do clássico ‘Happy birthday to You’.

Quando foi importada no final dos anos 30, a modinha vinha com história fincada em 1893 e passara por variantes até ganhar formato final nos EUA.

Na Rádio Tupi do Rio, o locutor Almirante teve a ideia de abrasileirar o hit lançou um concurso para letristas. Choveu participantes, cerca de 5 mil e para um juri da Academia Brasileira de Letras.

Então, o parabéns que cantamos hoje é assinado por Bertha Celeste Homem de Mello. Parabéns a vocêEla estava com 40 anos 1942.

A versão ganharia o ‘É pique, é hora e o rá-tim-bum’ de alunos da Faculdade do Largo São Francisco.

Bertha nasceu em Pindamonhangaba em março de 1902 e faleceu em Jacareí, em agosto de 1999.

Mas há mínimas variações na forma cantada hoje: ‘parabéns pra você’ ao invés de ‘parabéns a você’; e ‘muitas felicidades’ no lugar de ‘muita felicidade’.

E o locutor Almirante, grande sucesso da Rádio Tupi, era Henrique Foréis Domingues, Por conta do sucesso era chamado de ‘A maior patente do rádio’, brincadeira inteligente apontando ao apelido. Carioca de 1908, morreu em dezembro de 1980.

 

Parabéns a você

 

O aniversário imortalizado

A melodia vem de ‘Good morning to all’, das irmãs Mildred e Patty Hill. Eram professoras e todas as manhãs os alunos cantavam a musiquinha na entrada da escola.

Foi em 1924 que Robert Coleman manteve a melodia e a inovou com o Happy birthday to You. E nesse particular, um mito consagraria a melodia de vez.

Noite de sábado, 19 de maio de 1962, aniversário do presidente John Kennedy. No palco do Madison Square Garden, a estrela Marilyn Monroe numa apresentação até hoje insuperável.

Outras celebridades cantaram na festa como Ella Fitzgerald, Maria Callas, Jack Benny e Peggy Lee, mas Marilyn foi a última…

 

NOTINHAS
há apenas três anos o Happy birthday entrou para domínio público, até então era alvo de batalha milionária por direitos autorais.
– Obrigado, senhor presidente/por todas as coisas que conquistou/o pelo modo com que lidou com a US Steel/e com a tonelada nossos problemas/nosso muito obrigado!
– Marilyn acrescenta esse trecho parodiando a canção ‘Thanks for the memory’, sendo que US Steel era United States Steel Corporation, uma gigante siderúrgica e orgulho nacional.
– ela estava com 35 anos de idade e morreria três meses depois, e dali a pouco mais de ano o presidente Kennedy seria assassinado.

 

 

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com

%d blogueiros gostam disto: