Algo deu errado com a conexão!

Éeee campeão!!! Osasco levanta troféu dos Jogos Regionais do Idoso

 Extra!
Éeee campeão!!! Osasco levanta troféu dos Jogos Regionais do Idoso
março 12
16:35 2018

Osasco mais uma vez no pódio mais alto dos Jogos Regionais do Idoso. Campeã de 2016, a cidade volta ao brilho do ouro na 22ª edição disputada em São Vicente. Mais de 2 mil participantes de 30 municípios e com festa geral da moçadinha de Osasco.

A cidade chega ao título com 124 pontos e numa disputa pau a pau com Santo André, vice-campeã com 121. São Bernardo marcou 117 pontos para o bronze, Praia Grande e Santos terminaram empatadas com 114.

 

[wp_ad_camp_1]

 

Os números finais da campeã e da vice mostram como a decisão dos Jogos Regionais do Idoso foi mesmo tensa e intensa entre Osasco e Santo André. A decisão pintou no último dia dos Jori, nas competições de ontem. E reforçando, apenas três pontinhos garantiram o título para Osasco.

Foi mesmo no mano a mano, decisão nos detalhes e com o esporte osasquense voltando de São Vicente com o troféu que posará ao lado do que foi conquistado dois anos atrás.

Resultado importante para a cidade que continua num momento administrativo atípico por conta da presença do Ministério Público – conforme texto de opinião ao final da matéria. Isso à parte, Osasco foi lá e buscou o resultado.

Enfrentou cidades com estrutura invejável como as do Grande ABC e do litoral, onde o investimento no esporte é mesmo considerável. No mais, os Jori seguem evoluindo ano a ano não apenas em participações como em estrutura e profissionalismo.

Da região e imediatamente abaixo das cinco primeiras colocadas aparece Barueri em 8º lugar com 57 pontos; mais atrás estão Itapecerica da Serra em 16º com 21, Carapicuíba em 18º com 17, Itapevi em 21º com 11, Cotia em 24º com 6, Jandira em 25º com 2 e Embu das Artes em 26º com 1 ponto.

Voltando à campeã Osasco, delegação com pouco mais de 100 pessoas e comandada por Leonardo Antônio David, conhecido na cidade como professor Nardão, ex-atleta da Serel e que também responde pela secretaria nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

A cidade competiu em 14 modalidades e os resultados seguem abaixo. Quanto aos Jogos do Idoso, a realização não é da Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude, mas do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

A secretaria entra como coordenadora dos Jori e o Estadual da categoria acontece em Praia Grande, evento que é classificatório para os Jogos Abertos do Idoso.

 

Sobre Barueri

E cabe um destaque também para Barueri, já que a participação da cidade pode ser vista como importante sinal para a sequência da temporada. Até 2016, lembrando, Barueri estava ausente do cenário por conta de falência esportiva municipal.

A partir do ano passado a nova administração passou a reforçar a Secretaria de Esportes, reestruturando as principais modalidades, inclusive no alto rendimento.

Barueri ficou de fora dos Jogos Regionais, mas já anunciando que voltaria a marcar presença em 2018. Assim, a participação nos Jori sinaliza o planejamento barueriense para o ano e apontando a cidade para os Jogos Regionais no final do semestre.

Os Jogos Regionais do Idoso fazem parte de um movimento de inclusão e do qual todas secretarias esportivas entram como coordenadoras, sendo que os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior são da agenda exclusiva da pasta.

 

Osasco e região na final estadual em Praia Grande

No final do mês acontece a grande final dos Jogos Regionais do Idoso. Os Jori foram disputados em oito regiões e envolvendo um grande número de cidades.

Lembrando que a 1ª Região Esportiva que mandou etapa em São Vicente, contou com 30 municípios. E como são oito regiões, naturalmente que o número total de cidades é mesmo importante.

As duas primeiras colocadas em cada modalidade disputada nas oito regiões, estão classificadas para a finalíssima dos Jori e em busca do título estadual.

A decisão paulista dos Jogos do Idoso acontece em Praia Grande, de 25 a 29 próximos e as cidades da região estão no páreo.

 

 

Medalhas de ouro

OSASCO
– buraco feminino
– tênis de mesa feminino A
– tênis de mesa feminino B
– tênis de mesa masculino B
– xadrez masculino
– xadrez feminino

BARUERI
– dança de salão B
– dominó masculino

CARAPICUÍBA
– dominó feminino

 

Medalhas de prata

OSASCO
– dança de salão B
– tênis feminino DP A
– tênis feminino DP B
– tênis de mesa masculino A

BARUERI
– bocha
– buraco masculino
– vôlei masculino B

CARAPICUÍBA
– atletismo masculino

ITAPECERICA DA SERRA
– truco

 

Medalhas de bronze

OSASCO
– coreografia
– tênis masculino DP B
– vôlei masculino A

COTIA
– malha

ITAPEVI
– truco

ITAPECERICA DA SERRA
– vôlei feminino

 

Placar de Osasco e vizinhas

POR MODALIDADES

ATLETISMO FEMININO
7º Jandira
8º Carapicuíba

ATLETISMO MASCULINO
PRATA Carapicuíba
6º Osasco

BOCHA
PRATA Barueri
8º Osasco

BURACO FEMININO
OURO Osasco
6º Itapecerica da Serra
7º Barueri

BURACO MASCULINO
PRATA Barueri
8º Osasco

COREOGRAFIA
BRONZE Osasco
4º Barueri
8º Itapevi

DAMAS FEMININA
8º Embu das Artes

DAMAS MASCULINA
4º Osasco

DANÇA DE SALÃO A
4º Barueri
7º Osasco
8º Itapevi

DANÇA DE SALÃO B
OURO Barueri
PRATA Osasco
7º Itapevi

DOMINÓ FEMININO
OURO Carapicuíba
5º Barueri
7º Itapecerica da Serra

DOMINÓ MASCULINO
OURO Barueri

MALHA
BRONZE Cotia
8º Osasco

NATAÇÃO MASCULINA
6º Osasco

TÊNIS FEMININO DP A
PRATA Osasco

TÊNIS FEMININO DP B
PRATA Osasco

TÊNIS MASCULINO DP A
5º Osasco

TÊNIS MASCULINO DP B
BRONZE Osasco

TÊNIS DE MESA FEMININO A
OURO Osasco

TÊNIS DE MESA FEMININO B
OURO Osasco
7º Barueri

TÊNIS DE MESA MASCULINO A
PRATA Osasco

TÊNIS DE MESA MASCULINO B
OURO Osasco
8º Itapevi

TRUCO
PRATA Itapecerica da Serra
BRONZE Itapevi

VÔLEI FEMININO B
BRONZE Itapecerica da Serra
5º Osasco

VÔLEI MASCULINO A
BRONZE Osasco

VÔLEI MASCULINO B
PRATA Barueri
6º Itapecerica da Serra

XADREZ MASCULINO
OURO Osasco

XADREZ FEMININO
OURO Osasco

 

Osasco campeã dos Jogos do Idoso

 

Números dos Jori

Foram 30 municípios, 199 equipes masculinas e 172 femininas para total de 371; dessas equipes, 682 atletas masculinos e 874 femininos, batendo 1.556 participantes.

Contando dirigentes, comitês e arbitragem os Jogos Regionais do Idoso envolveram 2.015 pessoas da última quarta-feira até ontem em São Vicente.

 

Pontuação da região

POR EQUIPES

OSASCO
– equipes femininas 54 pontos
– equipes masculinas 53
– equipes mistas 17
– total 124 pontos

BARUERI
– equipes femininas 8 pontos
– equipes masculinas 23
– equipes mistas 26
– total 57 pontos

ITAPECERICA DA SERRA
– equipes femininas 11 pontos
– equipes masculinas 3
– equipes mistas 7
– total 21 pontos

CARAPICUÍBA
– equipes femininas 10 pontos
– equipes masculinas 7
– total 17 pontos

ITAPEVI
– equipe masculina 1 ponto
– equipes mistas 10
– total 11 pontos

COTIA
– equipes mistas 6 pontos
– total 6 pontos

JANDIRA
– equipes femininas 2 pontos
– total 2 pontos

EMBU DAS ARTES
– equipe feminina 1 ponto
– total 1 ponto

 

As cidades da região

BARUERI
Oitava colocada com 57 pontos, Barueri foi com 90 pessoas para São Vicente e competiu em 10 modalidades. A moçadinha da melhor idade é do Parque da Maturidade José Dias da Silva, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

ITAPECERICA DA SERRA
Terminou em 16º lugar com 21 pontos, delegação com 60 pessoas, sendo 49 atletas da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Itapecerica competiu em 9 das 14 modalidades dos Jori.

ITAPEVI
Delegação com 74 atletas, catorze a mais que a formação do ano passado. Itapevi competiu em nove modalidades e terminou 21º lugar com 11 pontos, resultado superior ao de 2017 quando terminou em 26º.

COTIA
Cidade levou delegação com 61 pessoas, 47 atletas para oito modalidades. Terminou em 24º lugar com 6 pontos.

EMBU DAS ARTES
Delegação com 37 pessoas, 25 atletas para seis modalidades. Terminou os Jori em 26º lugar com 1 ponto, com atletas da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Opinião do editor

Sobre a participação vitoriosa de Osasco, a conquista ganha um peso a mais nessa balança por conta da situação administrativa, já que a Secretaria de Esportes atua sob inspeção do Ministério Público.

Pode-se dizer que o esporte de Osasco, bem como a própria administração municipal estão sob intervenção. Isso significa que a Serel não tem autonomia para quase nada, que é uma pasta dada como irregular pelo MP.

Assim, o resultado da cidade nos Jogos Regionais deve-se mesmo à raça dos osasquenses, especialmente dos profissionais da Serel que ralaram barbaridade para dar conta da logística, acomodar as delegações e garantir todo suporte para os atletas e comissões técnicas.

Isso mesmo, Osasco é uma cidade apreendida administrativamente, uma vergonha que o cidadão engole calado. Apesar disso e à parte esse vexame político-administrativo, o esporte consegue se superar e com grandes resultados, ainda que contra a maré

A Secretaria de Esportes está impedida de contratar pessoal. Há defasagem importante para diversos setores da pasta e essa penalização deve-se a irregularidades que o Ministério Público investiga.

Havia expectativa que o MP liberasse as amarras da Serel no final do ano, mas o calendário já avança para abril e a situação prossegue.

Em pouco tempo Osasco tem os Jogos Regionais, evento que exige muito do município. Em 2017 já foi difícil para a Serel levar a cidade sob essa amarração judicial, sendo que não há expectativa que até junho a secretaria esteja liberada do Ministério Público.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com

%d blogueiros gostam disto: