Ana Paula Rossi é presidente do Partido Liberal Osasco e estava pronta para campanha eleitoral – sete anos atrás passara por procedimento no Hospital do Rim na Vila Clementino, bairro da Vila Mariana em São Paulo; agora retorna por conta de um quadro importante que a faz sair de cena.
Nome de extremo respeito em Osasco e sempre uma voz contundente e sábia na Câmara Municipal, Ana Paula Rossi está em batalha contra um tipo de câncer no sangue. Desafio tremendo, é fato, mas que não a abate espiritualmente – ela está muito focada pela reabilitação, é candidata pelo partido e sente-se motivada para logo ter alta e entrar em campanha por reeleição.
LINFOMAS
São tumores do sistema linfático e com duas características – tipos Hodgkin e Não Hodgkin mas dentro de cada tipo há dezenas de variantes. Para o tratamento é preciso identificar o tipo e o subtipo do quadro. No caso de Ana Paula Rossi, sabe-se do Linfoma Não Hodgking.
A boa notícia é que a taxa de cura é satisfatória. Os sintomas preliminares são febre, suores noturnos, perda de peso e fraqueza generalizada; há inchaços na região da garganta, tipo ínguas.
Os tratamentos de combate são quimioterapia e radioterapia – a vereadora Ana Paula Rossi recebe o segundo procedimento. Quanto ao termo Hodgkin, deve-se a quem descreveu esse quadro clínico em 1832, o médico inglês Thomas Hodgkin.
Base segura de informação e conteúdo