QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo

Operação da PF apura desvio de verbas na Educação, prefeito de Embu tem casa investigada

Operação da PF apura desvio de verbas na Educação, prefeito de Embu tem casa investigada
maio 09
10:50 2018

A Polícia Federal deflagrou hoje (9) uma operação que investiga desvio de recursos do governo federal para a educação, especificamente para a compra de merenda escolar, uniformes, material didático e outros, em 30 municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Bahia, além do Distrito Federal.

Segundo as investigações, cinco grupos criminosos agiam em prefeituras, por meio de lobistas, direcionando licitações. São cumpridos, hoje, 154 mandados de busca e apreensão, além de afastamentos preventivos de agentes públicos e suspensão de 29 contratos de empresas suspeitas.

CGU identifica 65 contratos suspeitos

Há indícios do envolvimento de 85 pessoas, sendo 13 prefeitos, quatro ex-prefeitos, um vereador, 27 agentes públicos não eleitos e 40 pessoas da iniciativa privada. A Controladoria Geral da União (CGU) identificou, ao longo das investigações, 65 contratos suspeitos, cujos valores ultrapassam R$ 1,6 bilhão.

A operação tem o nome de Prato Feito. As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo e pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O inquérito foi instaurado em 2015, quando o Tribunal de Contas da União descobriu fraudes em licitações de fornecimento de merenda escolar em diversos municípios paulistas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude a licitações, associação criminosa e corrupção ativa e corrupção passiva, com penas que variam de 1 a 12 anos de prisão. (Ag. Brasil)

ET:

Grande efetivo de agentes federais está nas ruas de 19 cidades de São Paulo, para cumprir mandados, inclusive na residência de Ney Santos, prefeito de Embu das Artes, sob suspeita de ligação com desvios de merenda escolar.  O prefeito não é alvo de mandados de prisão. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou 62 pedidos de prisão da Polícia Federal, entre políticos e empresários.

Compartilhar

Sobre o Autor

Nilson Martins

Nilson Martins

nilsonmartins@qgnoticias.com

Artigos Relacionados