19.4 C
São Paulo
19 de maio de 2024
QG Notícias

MÚSICA DA HORA: estudante morto em 1968 e o Diretas em Sampa 1984

Quando Diretas Já entram em pauta, chegam com algumas trilhas sonoras que deram o tom ajustado aos brasileiros que desde 1964 lutavam contra o regime militar. Muitos tombaram nessas duas décadas de coturno e as canções também choram essas lágrimas.

Estamos em 16 de abril de 1984 e com Sampa fechando o ciclo do Diretas Já que varre o Brasil. O estopim do movimento deu-se em março de 1983 em Pernambuco e outras seis manifestações aconteceriam naquele ano; no seguinte foram 35 comícios contra os militares no poder.

Entre outros temas o brasileiro cantava Coração de Estudante, sucesso eterno de Milton Nascimento em parceria com Wagner Tiso e lançado um ano antes – a canção ganhou mais notoriedade ao ser declarada como do coração pelo político mineiro Tancredo Neves…

Na origem a música era instrumental, trabalho de Tiso para para um documentário sobre o presidente João Goulart, deposto pelo regime em 64. Milton Nascimento viu o filme, depois fez a letra inspirado na tragédia de 1968 com Edson Luís, morto numa operação policial no Rio de Janeiro.

Como o lançamento de Coração de Estudante batia com o movimento político, natural que fizesse parte do coro da multidão feito hino. No entanto, não foi a primeira voz de Milton Nascimento sobre o tema – a homenagem do cantor ao trágico foi lançada em 1976, composição em parceria com Ronaldo Bastos.

O assassinato de Edson Luís está na conta dos quase 400 cidadãos silenciados pelo regime – o rapaz tinha 18 anos, levou um balaço no peito à queima-roupa. E Milton Nascimento eterniza esse garoto paraense que fazia o 2º Grau no Instituto Cooperativo de Ensino.

O rango era no Restaurante Calabouço e os estudantes saíram em passeata contra o preço alto do bandejão. Até aí tudo de boa, só que por volta das 18h chega a Polícia Militar, a rapaziada reage com paus e pedras, o clima pesa e a tropa armada parte para invasão – nesse momento de tensão, o PM Aloísio Raposo atira e mata Edson Luís; outro estudante baleado, Benedito Frazão Dutra foi socorrido ao hospital mas não suportaria.

Duas mortes e seis feridos no tiroteio, drama que repercutiria em manifestação em São Paulo com cerca de 4 mil estudantes da Faculdade de Medicina da USP nas ruas. Quando canta ‘Menino’ no álbum Geraes (1976), Milton Nascimento marca essa história sob o regime militar – e a repercutiria em Coração de Estudante. Sim, o garoto Edson Luís está presente nesse clássico gravado em 1983.

Sampa canta Coração de Estudante neste 16 de abril, também canta todas lágrimas desde quando os coturnos pisaram sobre o país em 1964. Quanto a Menino, sabendo um pouco mais dessa trilha sonora e ouvir a canção na espetacular interpretação de Milton Nascimento, certamente complementa a história.

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais