Algo deu errado com a conexão!

MÚSICA DA HORA: aniversário do Japão e o rap de João Bazilio

 Extra!
MÚSICA DA HORA: aniversário do Japão e o rap de João Bazilio
fevereiro 11
14:42 2018

Um país emblemático e cuja cultura é venerada em todo mundo. 11 de fevereiro é o Dia da Fundação do Japão (建国記念の日, Kenkoku Kinen no Hi), data vinculada à posse do primeiro imperador, Jinmu, em 660 a.C.

É claro que a história admite que a data é aproximada porque há falta de registros mais precisos, sendo que 11 de fevereiro foi oficializado em 1873 e seguindo informações do Nihon Shoki, um dos escritos mais antigos sobre o surgimento do Japão.

 

[wp_ad_camp_1]

 

 

Com a II Guerra Mundial e a consequente vitória dos países aliados, caiu o império japonês e, em razão disso, o feriado nacional sofreu alterações. O que antes era um festival militar e com honrarias ao imperador, no Japão pós-guerra foi simplesmente abolido, retornando civicamente em 1966 como Dia da Fundação Nacional.

Distantes do regime feudal e imperialista, os japoneses de agora festejam a cidadania e reverenciam a gloriosa Bandeira do Sol, mesmo que essa continue sendo um símbolo do imperador. Mas faz parte da história nacional e os japoneses são reconhecidos pelo forte sentimento pátrio.

E a Música da Hora traz o Japão na batida do rapper João Bazilio, que iniciou na música aos 10 anos de idade. Baiano de Ibotirama, antes de se apaixonar pelo som o moleque curtia circo e sonhava com a vida no picadeiro. Mas logo esse sonho foi trocado por outro.

Aos 13 anos ele já estava com a família em São Paulo e onde tudo começou. João Bazilio é João Batista Alves da Cruz Ribeiro, agora internacionalmente famoso como rapper JB.

Nesse rap ele fala de vários aspectos da Ásia e com símbolos fortes do Japão; por fim, todo esse conteúdo guerreiro é direcionado para um rap de motivação à luta e em busca da vitória pessoal. ‘Terra do Sol Nascente’ está no álbum ‘O que pesa mais: o que você ouve ou o que você fala?’, lançado em 2012. A letra é do próprio JB.

E por que o Japão é chamado de Terra do Sol Nascente? Isso partiu da China, então já potência asiática milênios antes da fundação do império. E como o novo país ficava para o lado do amanhecer, era citado como Terra do Sol Nascente. Bem posteriormente, então, surgiria o Nippon, cujo significado é Origem do Sol.

 

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com

%d blogueiros gostam disto: