15.8 C
Osasco
21/05/2019
QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo
Cultura

Mudança na Lei Rouanet vai aumentar ingresso gratuito e reduzir valores

Osmar Terra, ministro da Cidadania

Algumas mudanças na Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet, foram anunciadas nesta segunda-feira, 22, pelo ministro da Cidadania Osmar Terra, em vídeo publicado na página do Ministério, ao qual a Secretaria de Cultura é subordinada, no Facebook. O ministro confirmou o que o presidente Jair Bolsonaro já havia adiantado sobre o valor máximo que poderá ser captado por projetos, que passa de 60 milhões de reais para 1 milhão de reais. Entre as mudanças também estão o aumento do número de ingressos que deverão ser distribuídos gratuitamente a famílias de baixa renda e a criação de incentivos para atividades que estejam fora do eixo Rio-São Paulo.

O nome Lei Rouanet deixará de ser usado – o mecanismo será divulgado pelo governo apenas como Lei de Incentivo à Cultura. Criada em 1991, a lei atual acabou conhecida pelo nome do então secretário de Cultura, Sérgio Paulo Rouanet.

Cada empresa que deseja usar o mecanismo de incentivo terá o teto de 10 milhões de reais para o total de projetos aprovados, a cada ano. “Ficam fora projetos de restauração de patrimônio tombado, construção de teatros e cinemas em cidades pequenas e planos anuais de entidades sem fins lucrativos, como museus e orquestras”, disse Terra. Festas populares e eventos como o Festival Amazonas de Ópera e feiras de livros terão limite diferenciado, de 6 milhões por projeto.

Os ingressos distribuídos gratuitamente a famílias de baixa renda, que antes correspondiam a 10% do total de entradas, vão passar a representar de 20 a 40% do total. O valor dos ingressos populares cai de 75 para 50 reais. (Conteúdo Veja)

Related posts

Bailarinas de Itapevi ganham bolsa de estudos nos EUA

Marcio Silvio

Veteranos que combateram Guevara se opõem às homenagens do governo boliviano ao guerrilheiro

Marcio Silvio

MÚSICA DA HORA: combate à escravidão com Dorival Caymmi

Marcio Silvio