Ela era bebezinha quando a família deixou Osasco por vida nova em Londrina. E foi que a menina teve a infância e onde descobriu o futsal. Passou pelas bases da modalidade até chegar ao profissional do Londrina. Em 2006, a goleira Bianca Castagnaro Moraes estava no pódio campeão da Liga Futsal.
Sim, uma carreira brilhante dessa osasquense de berço e londrinense de coração, agora eleita melhor goleira do mundo. Repetindo, Bianca é a patroa do futsal mundial e quebrando a banca como a primeira tupiniquim a levantar esse troféu pessoal – desde 2015, apenas goleiras de Portugal e da Espanha.
Sim, a The Best tem passagem no futsal de Osasco – logo após o título da Liga Futsal em 2006 ela assina com o então poderoso Jaguaré, time da cidade que jogava dobrando escudo com o Palmeiras. Goleira do Brasil, cumpriria temporada na Itália para retornar ao Paraná e defender o Stein Cascavel onde ganhou tudo.
Fechando essa temporada brazuca, a goleira volta ao futsal europeu e hoje é uma das estrelas do Bitonto. Ricardo Silva é o Mestre Futsal, jornalista que sabe tudo da modalidade e complementa: “Dia 22 passado ela foi vice-campeã da Champions League.”
O Mestre Futsal continua: “No título de 2006 jogando pelo Londrina, defendeu pênalti faltando um minuto pra acabar a prorrogação. Bianca tinha apenas 17 anos. Com a Seleção Brasileira, ela ganhou a Copa América na Argentina.”
Ainda sobre a Copa América, a goleira foi titular contra a Argentina em Buenos Aires – decisão em outubro com a seleção fazendo 2 a 0, gols de Débora e Amandinha para o sétimo título do Brasil. Isso mesmo, heptacampeão e Bianca de Osasco defende essa história (📸).
A melhor do mundo tem 34 anos e jogando o fino do gol. O jogo segue em altíssimo nível para Bianca que na temporada tem o título da Copa Itália, da Liga Italiana e da Supercopa. Voltando com o Mestre Futsal Ricardo Silva, ele arremata que Bianca também levou o Título de Inverno – porque o Bitonto teve a maior pontuação no primeiro turno.
E sobre o tempo de Jaguaré Osasco, o jornalista lembra algumas das craques que dobraram com Bianca : “Ela jogou com Lívia, hoje no Taboão; Paulinha, goleira que migraria para o futebol amador; Jenifer, hoje no espanhol Castro; na foto acima tem Cilene, melhor do mundo em 2008 e hoje no Burela da Espanha; Faby, se aposentou; Jessiquinha, hoje empresária e que toca a escolinha J12.”
📸 Ricardo Silva