25.3 C
São Paulo
25 de novembro de 2024
QG Notícias

Lição de Pinda para Osasco: futebol e basquete femininos na elite

Basta dizer que a população de Pindamonhangaba não chega a 160 mil e que a de Osasco está na casa dos 700 mil desde três décadas atrás – há um fenômeno no censo osasquense com esses números estacionados. Mas isso é outro papo, nada a ver aqui, apenas para comparar o tamanho das cidades.

E também não rola entrar em comparações de cifras econômicas porque nem é preciso – é só pôr as duas bandeiras na balança que Pinda não bate o peso. No entanto, ainda que atrás da rica cidade que muitos chamam de Estado de Osasco, há um pulo do gato quando o assunto é esporte e Pinda dá aula.

Osasco esbanja grana, o esporte vai a rodo contratando atletas e tem um leque de bolsistas que é medonho; Pinda não pode se dar a essa ostentação e trabalha no estilo formiguinha, todo mundo colado e na parceria.

Por exemplo, em 10 de agosto começa o Campeonato Paulista Feminino e Pinda entra em campo, estreia contra o Palmeiras. Sim, é futebol profissional na veia e a cidade deixa Osasco caladinha – por desconsiderar o feminino. Não fica nisso, tem mais aula para o osasquense ver: em agosto chega o Campeonato Paulista de Basquete Feminino e, sim, tem Pinda nesse garrafão.

Aqui é Divisão Especial, moçada, basquete pro. O estadual começa dia 19 com Catanduva x Vera Cruz Campinas, no dia seguinte rola Sorocaba x Ituano e a estreia de Pinda fica para dia 21 contra Santo André. Ainda que deitando e rolando em grana, Osasco não tem trabalho de base esportiva nessas modalidades e a categoria feminina segue no limbo – o investimento é de cartas marcadas, não há planejamento geral.

Mais um pouco sobre Pinda, tem quase todas modalidades municipais que Osasco: ginástica artística, atletismo (e dois irão para o Mundial Sub 20 na Colômbia), ginástica rítmica, badminton, bike, vôlei adaptado, natação, xadrez, handebol, ciclismo, artes marciais, futsal…

Dinheiro à parte, o que conta é a qualidade no gerenciamento – Pinda não tem cifras altas para encarar no mano a mano mas sabe ser grande no planejamento. E tantos outros municípios menores que o Estado de Osasco fazem essa conta bater direitinho.

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais