A moçada da arte suave compartilhando felicidade com o retorno das competições conforme a pandemia vai sendo finalizada. É nessa pegada que a Federação Paulista de Jiu-jítsu confirma dias 18 e 19 agora no Liberatão de Presidente Altino: Osasco sedia o estadual que vai de tradicional no primeiro dia, seguido do sem kimono para fechar o fim de semana.
Segundo a federação, tudo vai seguir no maior cuidado sanitário porque o Campeonato Paulista deve reunir um número muito grande de competidores – das categorias menores à profissional. Para começar, ninguém chega e vai entrando no ginásio: o atleta só será liberado meia-hora antes da pesagem e acompanhado apenas do técnico; portanto, público zero no Liberatão. De praxe, todo mundo passando por medição de temperatura que não pode passar dos 37,7º.
Por fim, máscara o tempo todo e só retirada para a luta. Serão oito áreas de combate no ginásio, todas rigorosamente higienizadas – a Federação Paulista alertando para que cada atleta cuide de levar o próprio kit de higiene e que o acesso aos vestiários será restrito. Resumindo, dia 18 tem o campeonato tradicional com kimono, no dia seguinte rola o sem kimono. Outra coisa: 1kg de alimento durável como entrada, não valendo sal ou açúcar.