21.6 C
Osasco
27/06/2019
QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo
Geral Home

HOJE: calor mas com aviso de temporal para a Grande São Paulo

As condições de chuva são altas no estado de São Paulo nesta quarta-feira. Pancadas de chuva aconteceram na madrugada sobre a região metropolitana, litoral e interior e o dia promete mais. Hoje a situação é de alerta para chuva volumosa e que pode atingir mais áreas da Grande São Paulo, com potencial para  alagamentos e outras ocorrências.

Um sistema de baixa pressão atmosférica atua no mar ao longo do litoral paulista, o que ajuda a deixar as nuvens carregadas no decorrer do dia. O calor intenso e alta umidade do ar também são ingredientes para a formação das nuvens de tempestade. 

A temperatura deve subir mais na tarde desta quarta, com expectativa de máxima em torno dos 34°C na capital. Há possibilidade de um novo recorde de calor. No dia 9 de janeiro foi registrado 34,4°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia, temperatura mais alta do ano até agora em São Paulo.

O sol aparece agora, as temperaturas sobem rapidamente mas a nebulosidade deve aumentar mais cedo e a chuva recomeça durante à tarde. “O risco de chuva forte e mais generalizada aumenta pela capital e toda região metropolitana. Além da previsão de uma chuva mais volumosa, as pancadas começam mais cedo nesta quarta, alerta o meteorologista Marcelo Pinheiro.

Hoje, destaque especial também para o Vale do Paraíba que pode ter temporais. No interior, o calor e alta umidade do ar vão provocar pancadas de chuva moderadas a fortes entre a tarde e a noite.

Nos próximos dias as condições de chuva vão permanecer altas, especialmente no leste do estado. Pode chover na madrugada e ao longo do dia e com alto risco de temporais.

Calor em alta

O calor continua acima do normal e hoje, várias capitais brasileiras podem estabelecer novos recordes para 2019. As mais cotadas são Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Embora com chance menor, não se pode descartar Rio de Janeiro, Vitória, Campo Grande e Goiânia.

Há previsão de pancadas de chuva à tarde ou à noite para quase todas esstas capitais, até com risco de temporais; mesmo assim a nebulosidade durante o dia ainda vai permitir que o sol apareça forte por muitas horas. Ventos quentes e a ausência de algum ar frio de origem polar completam as condições favoráveis para a maior elevação da temperatura.

____________________
do Climatempo