QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo

HOJE: Brasil registra maior tremor de terra, 6.8

 Extra!
HOJE: Brasil registra maior tremor de terra, 6.8
janeiro 05
20:30 2019

Dois fatores foram determinantes para nenhuma gravidade e, também, por quase ninguém sentir o sismo. Mas na tarde de hoje o Brasil registrou o maior pico de tremor de terra, 6.8 na escala, intensidade igual à de abril na Bolívia e que chegou a tremer o centro de São Paulo.

O pico foi registrado a 87km de Tarauacá no Acre mas passou despercebido porque centralizou-se numa região isolada e, ainda, a 575km de profundidade.

Então, pela distância da área urbana e pela distância do solo é que esses 6.8 nem fizeram cócegas. No entanto, os dados estão aí e essa marca acende alerta na sismologia nacional. Em termos técnicos, o Brasil já está na rota de grandes abalos.

Tarauacá fica a 400km da capital Rio Branco e tem pouco mais de 40 mil habitantes. O tremor tem registro às 14h25 da tarde de hoje, horário local, 17h25 no de Brasília.

É a segunda ocorrência na região. Em novembro de 2015 o sismo foi de 6.7 conforme o Centro Geológico dos Estados Unidos. Assim como o de hoje, o deu-se em larga profundidade, a 604km da superfície.

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

[email protected]

Artigos Relacionados

Facebook
Facebook
LinkedIn
Instagram