15.1 C
Osasco
18/06/2019
QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo
Cidades Home Polícia

EXÉRCITO: homens de Osasco e Barueri na intervenção do Rio

Desde o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro que o Comando Militar do Leste ordenou estado de alerta a todos quartéis. A 12ª Brigada de Infantaria Leve tem sede em Caçapava e vem cumprindo essa prontidão e, agora, recebe ordem de ação.

O Exército cumpre a operação Garantia da Lei e da Ordem e a 12ª Brigada cobre dez unidades militares no Vale do Paraíba, duas na região Oeste Metropolitana – Osasco e Barueri.

Portanto, ao sinal do Comando Militar do Leste a 12ª faz a convocação para os quartéis e as tropas seguiram para agrupamento no 5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena.

Ontem, cerca de 450 soldados formaram comboio para o Rio de Janeiro e já estão nas ruas cariocas para patrulhamento e blitz também nas favelas.

Parte desses soldados já tem experiência por participação em missões no Haiti, bem como nos trabalhos de segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 16.

A intervenção federal mudou a rotina do Exército por conta do estado de alerta. Também modificou o padrão tático, com os treinos levados para o Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem, em Campinas.

A convocação para os quartéis do Vale do Paraíba e para as duas cidades da região é permanente, sendo que a cada quinze dias a 12ª Brigada fará troca de homens.

No comboio para o Rio, além do contingente armado o Exército está no Rio de Janeiro com 59 viaturas e 39 motos. De Osasco saíram homens do 4º Batalhão de Infantaria Leve, em Quitaúna, zona Sul; de Barueri, o 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve.