5 de outubro de 2024
QG Notícias

Ex-presidente Dilma Rousseff recebe maior honraria da China

A China prepara-se para os 75 anos de fundação da República Popular em 1º de outubro. E já como parte das comemorações, o presidente Xí Jìnpíng entregou títulos honorários, as mais altas honrarias do Estado.

Também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, ele recebeu os agraciados no Grande Palácio do Povo em Běijīng (Pequim).

Nesse grupo seleto formado por heróis da pátria, presença da brasileira Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento que é do Brics. No total, quinze autoridades foram reconhecidas.

Quanto a ex-presidente, neste domingo teve a Medalha da Amizade que é a mais alta honraria do governo a um estrangeiro. Desde 2009 a China é o maior parceiro comercial do Brasil, relação que teve importante instabilidade no governo Bolsonaro por conta de intolerância ideológica.

Mês passado, Brasil e China celebraram 50 anos de relações diplomáticas. “Eu me sinto muito orgulhosa por receber a Medalha da Amizade”, resumiu a ex-presidente. “Um país que conseguiu se transformar, em 75 anos, na segunda maior economia do mundo; um país que conseguiu elevar o nível educacional do povo para competir com os níveis dos países desenvolvidos; um país que lidera a ciência e tecnologia.”

📸 Xīnhuá Wǎng

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais