11 de outubro de 2025
Porto Santana das Docas, no Amapá, nova rota marítimia com a China.

Enquanto EUA expelem ódio, Brasil e China se aproximam mais

OS EUA seguem expelindo ódio por conta de patrulhamento ideológico contra o Brasil – atacam a economia e atuam para que a extrema direita faça o governo se dobrar.

Mas o Brasil vem se portando com cavalheirismo diplomático, discursos equilibrados. No entanto, há um pulo de gato nessa pacificação brazuca – a China.

Os EUA rangem dentes ao ver que Brasília e Pequim estão ainda mais próximos após os tarifaços do imperador Trump. E mais ainda com o anúncio do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional – nova rota marítima estreia nesse sábado, encurtando tempo e gerando mais cifras.

O chamado Arco Norte é a nova porta de exportação e sábado ancora o primeiro navio vindo de Zhuhai para o Porto Santana das Docas no Amapá (📸). O ministro Waldez Góes aponta que a nova rota comercial reduzirá custos e tempo, sendo melhor ainda para o saldo econômico.

Zhuhai situa-se na Grande Baía no triângulo Guandong-Hong Kong-Macau. O Brasil tinha apenas o porto de Santos e, segundo Waldez Góes, agora com o Arco Norte a economia projeta índices importantes para acaí, cacau, café, castanha, madeira, pescado, piscicultura, matérias-primas regionais e até chocolate.