15.8 C
Osasco
21/05/2019
QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo
Justiça

ELEITORES: Tem plantão de cadastro para biometria neste sábado

No próximo sábado (11), os cartórios eleitorais do Estado funcionarão em regime de plantão, das 8h às 13h. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que o eleitor realize o agendamento prévio do atendimento pela internet, para maior conforto.

primeiro plantão da biometria aconteceu no dia 13 de abril, quando foram realizados 29.540 atendimentos em todo o Estado – 30% a mais do que a média. A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade para ir aos cartórios eleitorais durante a semana.

Em Osasco, a biometria ainda não será obrigatória nas próximas eleições, mas o TRE recomenda ao eleitor que antecipe o procedimento, já que ela será exigida para votar no pleito seguinte, em 2022. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos, em média.

Cerca de 300 mil eleitores do município (52% do eleitorado) já realizaram a biometria. O índice é superior à média do Estado, que é de 48%, mas inferior à nacional, atualmente em 62%.

O ritmo lento de coleta da biometria preocupa o tribunal. De acordo com o órgão, no primeiro trimestre deste ano foram realizados 250 mil atendimentos por mês, metade do número esperado. O receio é de concentração da demanda no final do período, o que poderia gerar longas filas nos postos de atendimento, como ocorreu em Guarulhos no ano passado.

O plantão só não acontecerá nas 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído. Por sua vez, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal.

Entre os participantes da ação, estão os 478 municípios em fase de biometria obrigatória. Estes reúnem quase 11,8 milhões de eleitores, dos quais somente 5,4 milhões (45,3%) realizaram o cadastramento das impressões digitais. Nessas cidades, o cidadão que não comparecer até o final do prazo estabelecido (que varia entre agosto e setembro, dependendo do local) terá o título eleitoral cancelado.

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022.

Com informações do TRE-SP

Related posts

Juiz Bretas manda seu recado pela soltura de Temer e outros

Nilson Martins

Supremo julga primeiro caso de político com mandato e foro privilegiado

Nilson Martins

Lava Jato e a articulação de Gilmar Mendes para beneficiar Aloysio Nunes

Nilson Martins