QG Notícias

Domingão de São Silveira, uma brincadeira que hoje é coisa séria

 Extra!
Domingão de São Silveira, uma brincadeira que hoje é coisa séria
dezembro 15
14:57 2018

O Jardim Silveira é um dos bairros históricos de Barueri e palco de uma prova de corrida com mais de quatro décadas. Nesse domingo tem largada a 43ª edição da São Silveira e que hoje entra no calendário anual como uma das mais importantes antes da famosa São Silvestre.

Além de uma multidão de atletas anônimos, ano a ano a São Silveira recebe um card importante de profissionais que vão trabalhar as últimas passadas antes da corrida na avenida Paulista em 31 de dezembro. No mais, participação de atletas estrangeiros reforçam de vez o status da São Silveira de Barueri.

Mas quarenta anos atrás tudo não passava de brincadeira. A corrida, segundo conta a história de Barueri, começou com um duelo entre dois rapazes que se desafiaram numa ida e volta até Jandira, bairro vizinho. Depois disso teve revanche e, assim, a cada disputa crescia o número de apoiadores e também de participantes. Isso mesmo, não demorou nada para que aquela brincadeira se transformasse num evento sério.

Logo entrou a prefeitura credenciando a prova e, por fim, o nome de São Silveira entrou como paródia à tradicionalíssima São Silvestre – também porque acontecia no mesmo último dia do ano.

Mas vendo que seria melhor não bater de frente, a organização decidiu antecipar a São Silveira, medida que acabou dando maior visibilidade porque os atletas profissionais entram na prova como preparação final para a São Silvestre. Por fim, essa antecipação também agrega competidores estrangeiros.

O calor promete na manhã desse domingão e a São Silveira tem largada às 8h e para várias categorias. O percurso é de 8km e tem caminhada de 4km. O grid é formado na avenida Fernão Dias Paes Leme e às 5h45 começa a entrega dos chips, serviço que vai até as 7h45. A prefeitura estima largada com 2 mil participantes para os 8km e com 500 para os 4km de caminhada.

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

[email protected]

Artigos Relacionados

OSASCO 57 ANOS

1962 - 201919/02/2019
26 dias restantes.

SIGA O QG NOTÍCIAS

Facebook
Facebook
Google+
Google+
https://qgnoticias.com/domingao-de-sao-silveira-uma-brincadeira-que-hoje-e-coisa-seria
LinkedIn
Instagram