QG Notícias | Base segura de informação e conteúdo

Diocese de Osasco comemora 30 anos com romaria até Aparecida

 Extra!
Diocese de Osasco comemora 30 anos com romaria até Aparecida
abril 30
16:24 2018

Católicos da região têm um 1º de maio festivo pelo 30º aniversário da Diocese de Osasco. Muitas celebrações comemorando o dia e marcadas por romaria até Aparecida do Norte, onde fica a famosa Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Como sempre acontece nessa romaria, a participação de devotos é mesmo gigantesca. E agora tendo como motivo principal os 30 anos da diocese, então a expectativa é de uma multidão impactante.

A diocese foi criada em 15 de março de 1988, a inauguração deu-se em 1º de maio seguinte e mantendo uma história vinda lá dos primórdios de Osasco.

Nas primeiras décadas do século passado, por exemplo, Osasco como um bairro pobre de São Paulo não contava mais de 15 mil habitantes. Mas quando chegou a metalurgia, então a população triplicou.

Por fim, quando Hirant Sanazar tomava posse como primeiro prefeito de Osasco, assim como os vereadores assinavam a primeira legislatura do novo município nos anos 60, lá estava a igreja selando o momento com o padre Camilo na cerimônia religiosa.

Antes de a catedral ser levantada no alto da hoje rua Antônio Agu, os católicos reuniam-se nas casas. Mas acompanhando o crescimento galopante da cidade, não demorou para que inaugurassem a imponente igreja.

Em meados dos anos 70 a diocese teve comando de Dom Francisco Manoel Vieira e com os serviços estendendo-se até São Roque.

Desde abril de 2014 a diocese tem à frente Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, que tomou posse numa grande cerimônia no ginásio José Corrêa, em Barueri.

 

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com

Artigos Relacionados